logo-a-verdade.svg
Baião
Leitura: 3 min

IP consigna última empreitada do PRR com construção da Variante à EN211 entre Quintã e Mesquinhata

Foi esta terça-feira consignada a empreitada de construção da Variante à EN211 entre Quintã e Mesquinhata, nos concelhos de Marco de Canaveses e Baião. A obra representa um investimento de cerca de 14,7 milhões de euros e marca a última consignação no âmbito das empreitadas lançadas pela IP no PRR.

Redação

O projeto insere-se na Componente 7 (Infraestruturas) do PRR, sendo cofinanciado pela União Europeia, e tem como principais objetivos a melhoria da mobilidade, o reforço da segurança rodoviária e a promoção da coesão territorial e económica.

A cerimónia, que decorreu na sede da Infraestruturas de Portugal, contou com a presença do secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, do presidente da IP, Miguel Cruz, do presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, do vice-presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Nuno Pinto, e da representante da empresa adjudicatária Cândido José Rodrigues, S.A., Maria de Lourdes Oliveira Freitas.

A nova via terá cerca de 2,5 km e ligará o entroncamento da EN321-1 à localidade de Mesquinhata, criando uma alternativa à atual EN211. O objetivo é retirar o tráfego de passagem dos centros urbanos, melhorando os tempos de percurso e o nível de serviço. A empreitada inclui a construção de uma rotunda, três viadutos, três passagens superiores e uma passagem agrícola. A velocidade base será de 60 km/h, com vias de lentos em dois troços específicos.

Com este projeto, a IP pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações locais e para a competitividade das atividades económicas na região. A empresa destaca ainda o elevado grau de execução do PRR sob sua responsabilidade, com 25 obras lançadas na Componente 7, das quais sete já concluídas e as restantes em execução.

Na Componente 15 – Mobilidade Sustentável, também sob responsabilidade da IP, decorre a empreitada de conceção/construção no âmbito da digitalização do transporte ferroviário. Ao todo, a IP já recebeu 279 milhões de euros da União Europeia para a execução dos projetos previstos no PRR.