Além da cidade de Penafiel, a iniciativa estende-se às freguesias de Oldrões, Galegos, Lagares, Eja, Cabeça Santa, Valpedre e Rio Mau, numa aposta na descentralização e na proximidade com a comunidade.
Penafiel apresenta mais uma edição do programa “Sentir o Verão”, que se estende de junho a setembro com uma programação cultural e desportiva diversificada. Música, cinema, teatro, dança, literatura, desporto e festas tradicionais compõem o conjunto de mais de 40 propostas a decorrer em diferentes pontos do concelho.
Além da cidade de Penafiel, a iniciativa estende-se às freguesias de Oldrões, Galegos, Lagares, Eja, Cabeça Santa, Valpedre e Rio Mau, numa aposta na descentralização e na proximidade com a comunidade.
Entre os destaques da programação, contam-se:
Concertos e espetáculos com nomes como Ana Deus & Luca Argel, Lena d’Água, o Camélia Brass Quintet ou a cantora francesa Caloé.
Performances e teatro, como “Aqui enquanto caminhamos”, de Gustavo Ciríaco & Andrea Sonnberger, “Compaña”, de Xampatito Pato, e “Prometeu Agrilhoado”, com encenação de Beto Coville.
Circo contemporâneo, com produções como “QOROQ”, do Kolektiv Lapso Cirk, e “Playground”, da Leirena Teatro, com música ao vivo de Surma.
Literatura, com encontros na Biblioteca Municipal com autores como José Rodrigues dos Santos e apresentações de obras como Crónicas do meu jardim, de Carlos Steinwender.
Cinema ao ar livre, com o ciclo “Luz, Câmara, Verão”, que inclui filmes como Tempos Modernos, Inseparáveis, Flow – À deriva e O meu tio.
Propostas coreográficas, como “Um solo para a sociedade”, de São Castro e António M. Cabrita, e “Vocais e Vegetais”, de Margarida Mestre.
No plano musical, destaca-se ainda o concerto de Lena d’Água, dia 16 de agosto, na Praça de S. Martinho, e a participação de artistas como João Pais Filipe e Marco da Silva Ferreira no espetáculo “Terra Cobre”.
As iniciativas estendem-se também ao desporto, com eventos como a Penafiel Racing Fest (27 a 29 de junho), o Poço Negro Trail, em Rio Mau (29 de junho), o Water Slide Summer, no Sameiro (11 e 12 de julho), a Taça de Portugal Rios Ibéricos Duathlon e Triathlon, em Eja (13 de julho), o Trail Boneca D’Ouro (13 de setembro) e a Penafiel Run (21 de setembro).
O programa inclui igualmente festas e eventos temáticos, entre os quais:
Noite Branca, dia 5 de julho;
Verão em Família, com atividades para crianças todos os domingos de julho no Parque da Cidade;
Festival da Moura Encantada, de 11 a 13 de julho, no Castro de Monte Mozinho;
Festival do Caldo Verde, de 25 a 27 de julho;
Dia dos Avós, dia 26 de julho;
Festival de Folclore Cidade de Penafiel, a 2 de agosto;
Festival da Juventude, nos dias 2 e 3 de agosto;
Agrival, de 22 a 31 de agosto;
Festa do Caldo de Quintandona, de 19 a 21 de setembro.
Para setembro, estão ainda previstas sessões de sunset no anfiteatro natural do Ponto C, aos domingos (7, 14 e 21), com DJ Miguel Tika, que além da música, ensinará o público a preparar cocktails.
A entrada é livre em todas as atividades incluídas no programa, que procura proporcionar momentos de convívio, cultura e bem-estar à população residente e à comunidade emigrante de regresso ao concelho durante o verão.