logo-a-verdade.svg
Sociedade
Leitura: 3 min

Português detido por esfaqueamento em viagem de finalistas em Maiorca

Estudante português foi detido esta quinta-feira no porto de Palma, em Maiorca, suspeito de esfaquear outro jovem durante uma rixa numa viagem de finalistas com 2.700 estudantes.

Redação

Português detido em Maiorca após esfaqueamento durante viagem de finalistas

Um jovem português foi detido pela Guardia Civil espanhola no porto de Palma, na ilha de Maiorca, esta quinta-feira, 17 de abril, quando se preparava para embarcar num ferry com destino a Valência.

O jovem é suspeito de ter esfaqueado outro estudante português, de 24 anos, durante uma rixa na madrugada de quarta-feira, em Alcúdia, no âmbito de uma viagem de finalistas que reuniu milhares de jovens.

De acordo com fontes da Polícia Local de Alcúdia, citadas pela agência Europa Press, o suspeito já tinha sido identificado anteriormente pelas autoridades locais, que chegaram a acreditar que este teria regressado a Portugal. No entanto, a Guardia Civil conseguiu localizá-lo ainda na ilha, procedendo à sua detenção no momento em que tentava sair do território.

O incidente ocorreu durante uma das várias brigas que marcaram os últimos dias em redor do Hotel Bellevue, onde estavam alojados cerca de 2.700 estudantes portugueses em celebrações de fim de curso.

A vítima sofreu uma perfuração no estômago e foi transportada de imediato para uma unidade hospitalar, onde se confirmou que, apesar da gravidade, o ferimento não colocou a vida em risco por não ter atingido órgãos vitais.

Uma segunda pessoa terá igualmente ficado ferida e recebeu assistência hospitalar.

Incidentes repetidos em contexto de festa

A polícia espanhola relata que, ao longo da última semana, registaram-se vários episódios de violência entre os jovens estudantes alojados no mesmo hotel, sendo que as causas dos conflitos permanecem, até agora, pouco claras.

Fontes policiais garantem que, nas noites mais recentes, ocorreram diversas lutas de “intensidade variável”, com necessidade de intervenção das autoridades para evitar a escalada da violência. A colaboração entre a Polícia Local de Alcúdia e a Guardia Civil foi fundamental para a investigação e rápida identificação do agressor.

Aumento da vigilância e apelo à responsabilidade

Este episódio volta a trazer à tona preocupações sobre a segurança nas viagens de finalistas organizadas por agências portuguesas para destinos internacionais, como é o caso de Maiorca. As autoridades locais têm apelado a uma maior responsabilidade por parte dos participantes, das empresas organizadoras e das estruturas de apoio, de modo a garantir que estes momentos festivos não se transformem em cenários de violência.

O jovem detido deverá agora ser presente a tribunal em Espanha, estando por apurar se poderá ser extraditado ou julgado no país vizinho. As autoridades portuguesas ainda não se pronunciaram oficialmente sobre o caso.