logo-a-verdade.svg
Cinfães
Leitura: 3 min

Dia de Cinfães na Agrival: “Temos tudo: paisagens lindas de morrer, rios únicos, aldeias típicas, boa música e uma gastronomia de excelência"

O município de Cinfães marcou presença na Agrival, uma das maiores feiras agrícolas e empresariais da região do Tâmega e Sousa, destacando a diversidade dos seus produtos e a riqueza cultural do concelho.

Redação

O presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Serafim Rodrigues, sublinhou a importância da participação neste certame como forma de valorização do território.

“É uma alegria estar na Agrival, como é óbvio, e uma vez que nós pertencemos à CIM e quando recebemos o convite, já usámos esta parte para estar aqui presentes na Agrival, é com muito gosto que estamos, até porque pertencemos também a esta região. E este é o dia de Cinfães, o dia de mostra dos nossos produtos”, referiu.

Na mostra, o concelho apresentou vinhos verdes, salpicão, presunto, broa e doces típicos, como os doces de manteiga, já reconhecidos dentro e fora da região. O artesanato também esteve em evidência, com trabalhos em madeira, além da participação de grupos musicais locais. “Todos os anos tentamos renovar e renascer com novos produtos”, acrescentou o autarca.

Já o vereador do Turismo e Gestão Patrimonial, Carlos Cardoso, destacou a hospitalidade e a riqueza natural do concelho: “Cinfães é rico, é rico nas suas paisagens, é rico nas suas aldeias, e acima de tudo também é rico nas pessoas, pessoas acolhedoras que recebem de braços abertos quem nos visita.”

O vereador referiu ainda a tradição musical do território, conhecido como “capital da música das tradições”, destacando a atuação de um grupo local no stand de Cinfães. Ressaltou também o património natural, como o Rio Tâmega e o Rio Douro, além do Rio Bestança, considerado um dos mais puros da Europa, que nasce na Serra de Montemuro.

No setor gastronómico, além dos doces de manteiga e dos vinhos, Carlos Cardoso salientou a carne arouquesa e a Posta Arouquesa como ex-líbris da região. “Temos tudo: paisagens lindas de morrer, rios únicos, aldeias típicas, boa música e uma gastronomia de excelência”, afirmou.

A presença de Cinfães na Agrival reforçou, assim, a promoção do concelho enquanto destino turístico, cultural e gastronómico de referência no Tâmega e Sousa.