logo-a-verdade.svg
Portugal
Leitura: 1 min

A "Feira da Foda" está de volta a Monção

A Feira da Foda está de volta a Pias, Monção, Viana do Castelo, para três dias de gastronomia e animação, entre 28 e 30 de março, onde o tradicional Cordeiro à Moda de Monção vai ser o destaque principal.

Redação

A especialidade, eleita como uma das Sete Maravilhas Gastronómicas de Portugal, é confecionada num alguidar de barro, permitindo que a carne pingue sobre o arroz preparado com açafrão e água de um Cozido à Portuguesa. A refeição é acompanhada pelos vinhos típicos da região, como o espumante e o vinho tinto.

O típico prato de cordeiro mais conhecido pelo termo "Foda" é o ex-livris deste evento que para além da gastronomia, conta com uma programação que  inclui concertinas, sets de DJ e demonstrações culturais.

No sábado, dia 29, os visitantes poderão assistir a uma tosquia de ovelha, participar num workshop sobre o ciclo da lã ou aprender a cozinhar o prato tradicional. No domingo, o evento encerra com música tradicional, bombos, ranchos folclóricos e atuações de Sons do Minho e do DJ Alex Pedreira.

Para facilitar o acesso, haverá um autocarro gratuito com vários percursos ao longo do dia e da noite. A organização da "Feira da Foda" está a cargo da Junta de Freguesia de Pias, com apoio da Câmara Municipal de Monção e da Confraria da Foda.

As últimas edições receberam cerca de 50 mil visitantes, e este ano os participantes podem adquirir kits de refeição online, com preços entre 11 e 28 euros, disponíveis em barro, descartáveis ou em versão infantil.

Origem do termo "Foda"

Segundo a organização desta feira, a história deste termo começou com os habitantes do burgo, que se dirigiam às feiras para comprarem gado, na feira, os vendedores tentavam enganar os clientes ao colocarem sal no alimento dos animais para que este bebessem mais água. 

Assim, depois do gado beber grandes quantidades de água pareciam maiores e mais pesados por terem a barriga cheia, "parecendo realmente bem tratados, muito gordos". Os populares que acabavam por ser enganados por esta "manha" acabavam por "exclamar à boa maneira minhota: “Que grande Foda", conta a organização. 

O termo foi-se vulgarizando, ao longo do tempo, e o prato passou a designar-se, por "Foda", uma brincadeira que dura até aos dias de hoje, frequentemente ouvida pelas alturas festivas onde as mulheres minhotas exclamam muitas vezes: “Ó Maria, já meteste a Foda?”, ou seja, já confecionaste o cordeiro à moda de Monção.