logo-a-verdade.svg
Amarante
Leitura: 2 min

IET dá posse aos Órgãos Sociais para o triénio 2025-2028 e reforça compromisso com o desenvolvimento regional

O Instituto Empresarial do Tâmega (IET) iniciou um novo ciclo com a tomada de posse dos seus Órgãos Sociais para o triénio 2025-2028, numa cerimónia que decorreu no auditório do IET, no Tâmega Park.

Redação

O evento contou com a presença de associados, representantes de empresas incubadas, parceiros institucionais, membros do setor empresarial e académico, colaboradores e convidados.

André Magalhães foi reconduzido como presidente da direção e, no seu discurso, sublinhou a importância deste novo mandato: “Hoje iniciamos um novo mandato, uma nova fase, e com ela a renovação e o reforço dos sonhos e missões do IET.”

Durante a sessão, foi feito um balanço do impacto da atividade do IET nos últimos anos:

"426 empresas criadas; 1.179 empresas apoiadas; 3.152 empreendedores acompanhados; 155 empresas incubadas; Mais de 900 postos de trabalho criados; Volume de negócios superior a 168 milhões de euros".

Para o triénio 2025-2028, a Direção compromete-se a reforçar a sustentabilidade económica da instituição, dinamizar as estruturas de apoio ao tecido empresarial, modernizar as instalações, consolidar parcerias estratégicas e afirmar o IET como entidade de referência na promoção do empreendedorismo e da inovação.

O Presidente da Câmara Municipal de Amarante, Jorge Ricardo, marcou presença na cerimónia e enalteceu o papel do IET na dinamização do ecossistema empresarial local, manifestando o apoio do município à nova direção e aos projetos futuros da instituição.

A cerimónia terminou com um Verde de Honra, simbolizando o arranque de um novo capítulo na história do IET.

Órgãos Sociais do IET (2025–2028):

Assembleia Geral

  • Presidente: José Pedro Matos Marques Sampaio de Freitas (Mota-Engil)

  • Secretários: Luís Manuel Morais Leite Ramos (UTAD) e Fernando José de Moura e Silva (Escola Profissional António do Lago Cerqueira)

Conselho Fiscal

  • Presidente: Luís da Costa Lima (Politécnico do Porto)

  • Vogais: Alexandra Maria da Mota Melo Matias de Magalhães (Alexandrino Matias & Cª) e Bruno Miguel Gomes da Costa (Associação Empresarial de Amarante)

Direção

  • Presidente: André da Silva Ribeiro e Costa Magalhães (Município de Amarante)

  • Vogais: Carlos António da Silva Carvalho (ANJE), Castorina Fernanda Silva Vieira (Universidade do Porto), Élio Sérgio Pereira de Sousa Maia (Fundição do Alto da Lixa), José António Coelho da Silveira (CENFIM), José Ricardo Ribeiro Peixoto (Peixoto & Peixoto) e Renato Jorge Araújo Graça Medeiros (Parques EDT)