logo-a-verdade.svg
Sociedade
Leitura: 2 min

Cães intoxicados com “salsicha envenenada” no Porto: veterinários alertam donos

No Porto, na Rua de Costa Cabral, foram encontradas “salsichas envenenadas”, alerta que tem sido divulgado nas redes sociais e junto de donos de animais de estimação. A Associação Miacis – Protecção e Integração Animal informou que os alimentos contêm um “veneno mortal”, mesmo em doses equivalentes a uma colher de chá.

Redação

O Hospital Veterinário Montenegro confirmou, ao Jornal Público, já ter recebido cães em “estado grave” depois de ingerirem os alimentos durante o passeio. Luís Montenegro, médico veterinário e responsável pelo hospital, explicou que uma fotografia partilhada pelo dono de um dos pacientes mostrou sinais claros de envenenamento. “O nosso objetivo passa por alertar para todos estarem atentos durante o passeio dos seus animais. Há vidas em perigo”, sublinhou.

Segundo o médico, tem-se registado “um número anormalmente elevado de casos de envenenamento”. Nesta semana, foram recebidos dois pacientes em estado grave, havendo ainda suspeitas de casos menos graves. Luís Montenegro alertou também para o “aspeto atractivo” destes alimentos tóxicos.

Em caso de suspeita de envenenamento animal, Ana Maia, médica veterinária no mesmo hospital, aconselha que se dirijam “ao hospital veterinário mais próximo e que evitem manobras de primeiros socorros”. Nos casos mais comuns, como intoxicações por metaldeído ou raticidas anticoagulantes, “é necessário efetuar uma indução de vómito e limpeza gástrica”, acrescentou.

Os alertas surgem num contexto de aumento dos casos de envenenamento de cães na cidade, apesar de o Comando Metropolitano do Porto desconhecer a existência de denúncias, avançou o Jornal Público.