logo-a-verdade.svg
Lazer
Leitura: 3 min

Semana Santa em Salamanca atrai centenas de portugueses com apoio da PSP

Centenas de portugueses marcaram presença este fim de semana em Salamanca, onde celebraram a Semana Santa com apoio da PSP e da Polícia Nacional espanhola.

Redação

Portugueses enchem Salamanca para celebrar a Semana Santa com apoio da PSP

A cidade espanhola de Salamanca voltou a ser um dos destinos preferidos dos portugueses durante este fim de semana prolongado, graças às tradicionais celebrações da Semana Santa, que ali combinam fé, arte e emoção num programa de grande expressão religiosa e cultural. Para garantir a segurança e o apoio aos turistas nacionais, a Polícia de Segurança Pública (PSP) destacou vários elementos para a cidade, que, em colaboração com a Policía Nacional de España, realizaram patrulhas conjuntas nas ruas mais movimentadas.

A presença de agentes portugueses em território espanhol insere-se numa operação de cooperação internacional entre as duas forças policiais, permitindo apoiar os cidadãos nacionais em questões de tradução, apoio a vítimas de crime e reforçar a proximidade e confiança junto dos turistas portugueses que aproveitaram os dias de folga para viajar até à cidade castelhana.

“A presença da PSP em Salamanca e a realização de patrulhas conjuntas de proximidade e visibilidade com a Policía Nacional permitiram apoiar turistas em várias situações, assegurando um ambiente seguro e acolhedor”, destacou a PSP nas redes sociais.

Semana Santa: tradição, fé e espetáculo nas ruas de Salamanca

A Semana Santa em Salamanca é considerada uma das celebrações religiosas mais marcantes de Espanha, reconhecida pela sua imponência e envolvimento da comunidade. Ao longo de vários dias, procissões emotivas percorrem as ruas históricas da cidade, onde os membros das diferentes irmandades e confrarias, vestidos com os seus trajes tradicionais, transportam imagens religiosas ao som de tambores e música sacra.

Estes momentos de devoção e beleza estética atraem anualmente milhares de visitantes de vários pontos do mundo, incluindo Portugal, especialmente das regiões norte e centro. A proximidade geográfica, aliada ao valor cultural e espiritual do evento, contribui para uma elevada afluência de turistas portugueses nesta altura do ano.