logo-a-verdade.svg
Porto
Leitura: 2 min

Pedro Duarte incentiva portuenses a "embelezar" ruas e mantém vasos na Travessa das Águas

O presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, manifestou hoje a vontade de incentivar iniciativas de cidadãos que contribuam para "embelezar" as ruas da cidade. A declaração foi feita durante uma visita à Travessa das Águas, no Bonfim, pondo fim a uma polémica sobre a permanência de vasos colocados pelos moradores.

Redação

"Não quero desresponsabilizar os serviços municipais, que têm a responsabilidade primeira de cuidar do espaço público, mas, se todos nós, enquanto cidadãos, contribuirmos para embelezar as nossas ruas e as nossas vias, acho que a cidade fica ainda mais bonita, ainda mais aprazível", afirmou Pedro Duarte.

O autarca classificou a ação dos moradores como um "excelente exemplo" que gostaria que "inspirasse toda a cidade".

Polémica com Polícia Municipal resolvida

A visita de ontem, 30 de janeiro, surge na sequência de notícias de que a Polícia Municipal do Porto teria ameaçado retirar os vasos daquela via, após uma queixa anónima alegando que estes impediam a passagem de carros e cadeiras de rodas.

Carla Soeiro, moradora na rua há mais de uma década, explicou à Lusa que a polícia "fez o seu trabalho" ao avisar que a Câmara iria atuar sobre os objetos na via pública. Face à ameaça de remoção, os moradores protestaram e colocaram cartazes nos canteiros, tendo recebido o apoio do presidente da Junta de Freguesia do Bonfim, João Luís Ferreira, que prometeu ajudar a legalizar a situação.

No entanto, Pedro Duarte garantiu que os vasos vão ficar, admitindo que terá existido "um qualquer problema de comunicação" inicial.

"A Câmara do Porto acolhe, saúda e agradece aquilo que é o esforço que é aqui feito de cuidado por esta rua. Evidentemente dentro de regras, mas estas regras têm vindo a ser seguidas", assegurou o presidente da Câmara.

Após análise no local, verificou-se que a iniciativa "não prejudica ninguém", pelo que os vasos, estando "adequadamente instalados", não carecem de licenciamento.