Com 60 anos e residente em Ermesinde há 48 anos, Carlos Linhares é licenciado em Gestão Hoteleira e está atualmente a frequentar o Mestrado em Ciência Política na Universidade do Minho. Ao longo de mais de 30 anos de carreira no setor bancário, destacou-se nas áreas da gestão, planeamento e responsabilidade financeira.
Atualmente, Carlos Linhares coordena o Núcleo Territorial da Iniciativa Liberal de Valongo e tem mantido um envolvimento ativo no movimento associativo local.
A candidatura surge da “convicção de que Valongo precisa de uma liderança mais próxima, eficiente e ambiciosa, capaz de responder aos desafios concretos do concelho”. Segundo o candidato, os pilares da sua visão passam por “menos burocracia, mais mobilidade, melhor saúde pública e segurança”.