logo-a-verdade.svg
Lousada
Leitura: 2 min

"Multidão" na apresentação de Nelson Oliveira à Câmara Municipal de Lousada

O Partido Socialista apresentou este domingo, dia 14 de julho, a candidatura de Nelson Oliveira à presidência da Câmara Municipal de Lousada. O evento decorreu na Casa de Vila Verde, em Caíde de Rei, e teve lugar no espaço exterior, com a presença de militantes e apoiantes.

Redação

Na sessão esteve presente o secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, que apelou ao cumprimento dos compromissos do Governo com o concelho de Lousada. Entre as exigências dirigidas ao executivo estão a realização de obras no quartel da GNR — aprovadas enquanto era ministro da Administração Interna —, o lançamento do concurso público do IHRU para o projeto habitacional Hans Isler, e o reforço de trabalhadores na Conservatória do Registo Predial de Lousada, que tem encerrado por falta de pessoal desde outubro de 2024.

O atual presidente da autarquia, Pedro Machado, elogiou Nelson Oliveira, afirmando que se trata da pessoa “mais bem preparada” para dar continuidade ao trabalho do executivo.

Foram também apresentados os candidatos às 16 juntas de freguesia e à vereação. Mantêm-se na lista Maria do Céu Rocha e António Augusto Silva. Há novos nomes, entre os quais Eduarda Ferreira (advogada), César Gonçalves (economista), Elsa Neves (médica) e José Pedro Ferreira (médico de família).

Durante o discurso, Nelson Oliveira reiterou as críticas à falta de resposta por parte de várias entidades governamentais. Referiu o Instituto dos Registos e Notariado, o IHRU, o Ministério da Administração Interna e o Ministério da Saúde, apontando atrasos em processos como o reforço de médicos de família, a transferência do Serviço de Atendimento Complementar e o licenciamento de projetos locais.

O candidato apresentou ainda algumas das propostas que pretende incluir no seu programa eleitoral. Entre elas:

  • Programa estratégico para reabilitação urbana e viária das freguesias;

  • Reforço da oferta de transportes públicos até ao final do ano;

  • Alargamento do horário do pré-escolar e 1.º ciclo até às 18h30;

  • Criação de um polo universitário;

  • Continuação da requalificação de escolas;

  • Novo quartel dos bombeiros e reforço da presença da GNR;

  • Programas na área da saúde, incluindo diagnóstico precoce de cancro e apoio à saúde oral;

  • Construção de habitação para arrendamento acessível e apoio à reabilitação de habitações de famílias carenciadas;

  • Redução da pegada carbónica em 30% até 2030;

  • Apoio ao associativismo, resposta social, ensino profissional e literacia financeira jovem;

  • Continuação das circulares urbanas e aumento do horário de atendimento ao público no município.

No final da sessão, Nelson Oliveira agradeceu a presença de apoiantes, incluindo pessoas com ligações a outros partidos, que, segundo referiu, manifestaram apoio à sua candidatura.