Segundo o comandante Rui Silva Lampreia, as interdições decorrem do perigo de galgamento, seguindo o previsto pelo Plano de Segurança Marítima do Douro e pelo Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil do Porto.
Devido à agitação marítima, os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga estão, desde as 06h00 desta terça-feira até às 06h00 de quarta-feira, sob aviso amarelo, o menos grave, emitido quando existe risco para atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA explicou que estão previstas ondas com altura significativa até quatro metros na costa ocidental, podendo atingir uma altura máxima de sete metros, situação considerada pouco frequente em agosto e resultante do ciclone pós-tropical ERIN.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e a Autoridade Marítima Nacional (AMN) alertaram a população, recomendando medidas preventivas. A AMN apelou aos banhistas para que frequentem apenas praias permanentemente vigiadas, respeitem a sinalização das bandeiras e as indicações dos nadadores-salvadores, vigiem permanentemente as crianças e evitem colocar-se debaixo de arribas.