Em comunicado, a FPF recorda Joaquim Oliveira como uma “figura importante e marcante do futebol português”, sublinhando que se notabilizou “nos negócios na área dos direitos televisivos, publicidade e marketing no desporto, especialmente no futebol, onde foi pioneiro em vários setores”.
Natural de Penafiel e irmão do ex-selecionador nacional António Oliveira, Joaquim Oliveira construiu uma carreira de relevo no setor empresarial e desportivo, tendo sido responsável pela fundação da Sport TV e pela gestão da Olivedesportos.
O Município de Penafiel também manifestou pesar pelo falecimento do empresário, distinguido como cidadão honorário da cidade. Em nota assinada pelo presidente da Câmara, Antonino de Sousa, a autarquia destacou “o contributo, em diversas áreas da vida social e cívica, que perdurará como memória de referência”, endereçando condolências à família e amigos.
O Futebol Clube de Penafiel, de que Joaquim Oliveira foi antigo proprietário da SAD, expressou igualmente pesar pela morte do empresário. “O seu empenho no futebol e a sua ligação ao nosso Clube fazem parte da história do Penafiel, deixando uma marca que será lembrada com respeito e gratidão”, refere o clube em comunicado.
Como homenagem, o FC Penafiel anunciou que prestará um tributo à memória de Joaquim Oliveira no jogo deste domingo, frente ao UD Oliveirense, no Estádio 25 de Abril.