Teatro, música e grandes nomes do panorama nacional estão em destaque na programação do Amarante Cine-Teatro, até junho.
Já este sábado, 19 de abril, a partir das 16h00, o Amarante Cine-Teatro recebe “Rapunzel e o Segredo do Egipto”, (um musical infantil para maiores de três anos), pensado para toda a família. Escrito e encenado por Miguel Ruivo Duarte, diretor da Companhia Rituais dell Arte, esta recriação do clássico infantil leva-nos até ao reino de Pandora, onde os monarcas Nefertari e Pantaleão vivem com a sua filha Rapunzel. No primeiro aniversário da princesa, a malvada Gothel rapta-a devido a uma promessa quebrada, escondendo-a durante 18 anos numa torre na floresta, junto do seu fiel amigo, o Sapo Cartolas. Aventuras e desventuras culminam num final libertador e mágico.
Inserido nas comemorações do 51º aniversário do 25 de Abril, o Amarante Cine-Teatro recebe, a 25 de abril, às 21h30, o espetáculo “Ricardo Ribeiro Canta Zeca Afonso” - um cantor e compositor fundamental do século XX português. Um momento único em que a voz de Ricardo Ribeiro revisita a obra intemporal de Zeca Afonso, com arranjos e direção musical de Filipe Raposo, que o acompanha ao piano, ao lado de Mário Delgado na guitarra e António Quintino no contrabaixo. Os bilhetes têm o custo de 20 euros.
A 3 de maio, a partir das 21h30, a peça de teatro "Telhados de Vidro", com Diogo Infante, Benedita Pereira e Tomás Taborda, sobe ao palco do A_ct. No original Skylight, “Telhados de Vidro” é um poderoso e provocador drama contemporâneo, sobre poder, política e paixão. Estreou no National Theatre, em 1995, tornando-se rapidamente numa das mais bem-sucedidas peças de David Hare, com sucessivas produções ao longo dos anos. A jovem professora Clara, que vive num modesto apartamento num subúrbio da capital, recebe a visita inesperada de Tomás, um carismático e bem-sucedido empresário, cuja mulher faleceu recentemente. À medida que a noite avança, os dois tentam perceber porque é que o seu relacionamento, outrora apaixonado, terminou abruptamente. Uma produção Teatro da Trindade INATEL, com duração de 90 minutos, para maiores de 12 anos.
A Orquestra do Norte volta a brindar o público com mais um concerto, a partir das 21h30, de 10 de maio. Para maiores de 6 anos.
A 17 de maio, a partir das 18h00, a ópera “As sombras de uma Azinheira”, para maiores de 6 anos, apresenta-se no palco do Amarante Cine-Teatro. Um homem, uma jovem mulher, um locutor de rádio, uma brisa de vento, uma azinheira. Na rádio, “os discos perdidos” tocam e há quem mande beijinhos, percorrendo os 51 anos do 25 de Abril de 1974. “As sombras de uma azinheira” é uma ópera escrita a partir do romance homónimo de Álvaro Laborinho Lúcio. Um jogo de tensões entre a história de um povo e as estórias pessoais. A entrada é livre, mas é obrigatório levantar bilhete, disponíveis a partir de 13 de maio.
Na sexta-feira, 25 de maio, Cátia Mazari Oliveira, conhecida como A Garota Não, sobe ao palco. O seu projeto poético e interventivo tem vindo a refletir sobre os tempos que vivemos, numa viagem social e política carregada de autenticidade e emoção. A tour do novo disco passa por Amarante logo após a estreia nacional, no dia 3 de maio, em Guimarães.
A 14 de junho, às 21h30, a proposta é para "Descobrir Noronha", pela Orquestra do Norte, com Eliot Lawson e Luís Pacheco Cunha no violino e direção do maestro Fernando Marinho. Para maiores de 6 anos.
“As amigas rivais” apresentam-se em Amarante, a partir das 21h30, de 28 de junho. Noémia Costa e Rosa do Canto protagonizam esta comédia destinada a maiores de 12 anos. Uma sátira aos altos e baixos da vida, da carreira e da sociedade portuguesa atual, cheia de humor e boa disposição. Com texto de David Búzio, direção musical de Nuno Pires e música original, esta comédia é garantia de gargalhadas.