Segundo o comunicado, esta nova rota reflete a crescente importância do mercado norte-americano para o Aeroporto do Porto, reforçando a conectividade global do aeroporto não apenas com o voo direto para Nova Iorque, mas também através da vasta rede de ligações da DELTA a partir desse hub. A medida contribui para o crescimento da indústria turística da região e oferece aos passageiros do Norte de Portugal e da Galiza mais ligações aéreas aos Estados Unidos, num contexto em que o aeroporto já reforçou recentemente rotas intercontinentais para Boston, Newark, Montreal e Toronto.
"Este é um marco importante para o Aeroporto, que reforça posição do Porto como principal porta de entrada no Noroeste da Península Ibérica e é resultado do empenho das equipas da ANA e da VINCI Airports no desenvolvimento de rotas", pode ler-se na nota.
O Aeroporto Francisco Sá Carneiro atingiu, em 2024, mais um recorde de tráfego, refere, ultrapassando os 15,9 milhões de passageiros, um aumento de 4,8% face a 2023. O crescimento da conectividade transatlântica e de longo curso foi um dos vetores estratégicos, com reforço de ligações aos EUA, Canadá, Brasil, Cabo Verde, Etiópia e Turquia.
Rui Alves, Diretor do Aeroporto do Porto, afirmou: “Estamos particularmente orgulhosos em anunciar a chegada de uma das maiores companhias aéreas mundiais, reforçando a posição do Porto como principal porta de entrada no Noroeste da Península Ibérica".
O responsável acrescentou: "O investimento da Delta Air Lines na Região do Porto é um claro reconhecimento da crescente importância deste mercado, que mais do que duplicou desde 2019 e que deverá crescer mais de 20% já este ano. Este resultado só foi possível graças à estreita colaboração entre a ANA Aeroportos de Portugal – VINCI Airports, a Delta Air Lines, o Turismo de Portugal, a Associação de Turismo do Porto e Norte e entidades parceiras, que em conjunto trabalham para ampliar as ligações da região ao mundo".
Para acompanhar o crescimento do tráfego e garantir elevados padrões operacionais, a ANA está a implementar um programa de investimentos em infraestrutura e tecnologia em todos os aeroportos sob a sua gestão.
No Aeroporto Francisco Sá Carneiro, destacam-se obras como a modernização da pista, num investimento superior a 50 milhões de euros, que permite aumentar a capacidade de circulação de aeronaves e melhorar as condições operacionais. Outras intervenções incluem: aumento da área de controlo de segurança; criação de um novo canal para passageiros com mobilidade reduzida e famílias; intervenções na área de check-in, transferências e bagagens; criação de uma nova porta de embarque internacional; reformulação dos acessos viários; expansão e modernização do Lounge, entre outras.
No verão de 2025, o aeroporto contará com 12 novas rotas, seis das quais intercontinentais, reforçando a oferta de mais de 100 destinos diretos a partir do Porto.