logo-a-verdade.svg
Resende
Leitura: 2 min

Museu Municipal de Resende acolhe Jornadas de Cultura Popular com Jorge Serafim a 23 de outubro

O Museu Municipal de Resende recebe, no dia 23 de outubro, as Jornadas de Cultura Popular, uma iniciativa dedicada à tradição oral que conta com a participação do contador de histórias Jorge Serafim.

Redação

O Museu Municipal de Resende vai acolher, na próxima sexta-feira, dia 23 de outubro, as Jornadas de Cultura Popular. O evento promete dinamizar a região com uma programação integralmente focada na valorização da literatura oral e na preservação do património imaterial, trazendo ao concelho o humorista, escritor e narrador Jorge Serafim.

A iniciativa, promovida pelo Município de Resende, apresenta propostas dirigidas a diferentes públicos ao longo do dia, articulando momentos educativos, de formação e de lazer cultural.

Programação diversificada ao longo do dia

As atividades iniciam-se no período da tarde, às 14h00, com uma sessão de contos especialmente preparada para o público escolar. Mais tarde, pelas 16h00, realiza-se um workshop sobre narração oral dirigido a professores, visando capacitar a comunidade docente para a utilização do conto e da tradição oral no contexto pedagógico.

A jornada culmina no período noturno, pelas 21h00, com um serão de narração de contos tradicionais. Este último momento é aberto à comunidade e ao público em geral, proporcionando um espaço de partilha e de celebração da memória coletiva e das histórias populares.

Promoção e salvaguarda da tradição oral

A realização destas jornadas no Museu Municipal de Resende insere-se na estratégia de promoção cultural do município, visando manter viva a riqueza das narrativas tradicionais e incentivar o contacto entre diferentes gerações através da arte de contar histórias.