logo-a-verdade.svg
Motores
Leitura: 3 min

Rali de Portugal 2025 condiciona acesso às mesas de voto em Felgueiras

Último dia do Rali de Portugal coincide com as legislativas e impõe restrições em Felgueiras e Fafe. GNR reforça medidas de segurança e apela ao voto antecipado ou depois das 16h00.

Redação

Felgueiras e Fafe com acessos limitados a 18 de maio devido ao Rali de Portugal 2025: GNR apela ao voto antecipado

A edição de 2025 do Rali de Portugal, que se realiza entre 15 e 18 de maio, irá condicionar acessos em algumas habitações de Felgueiras e de uma pequena aldeia no concelho de Fafe, no último dia da prova. A data coincide com as eleições legislativas, o que levou a GNR e o ACP a apelarem à adoção do voto antecipado em mobilidade ou, em alternativa, à deslocação às urnas após as 16h00, quando terminam as classificativas.

“As populações afetadas foram previamente informadas através das autarquias. Estão garantidas as condições para que todos possam votar com segurança, apesar dos condicionamentos”, assegurou o coronel Adriano Rocha, da GNR, em conferência de imprensa no Porto.

Esta situação foi alvo de um plano logístico conjunto entre as autoridades policiais, a organização da prova e os municípios envolvidos, de forma a minimizar os impactos e assegurar o exercício do direito de voto em simultâneo com o evento desportivo.

GNR e ACP destacam papel do público na segurança do Rali de Portugal 2025

Com três novas classificativas entre Águeda, Sever do Vouga e Albergaria, o Rali de Portugal deste ano ganha complexidade e exige uma resposta reforçada ao nível da segurança. Os quilómetros cronometrados aumentam para 344,5, face aos 337,04 da edição anterior.

“Queremos sublinhar que o espetador é essencial para o sucesso e segurança do evento. Apelamos ao cumprimento rigoroso das regras de circulação, à utilização das zonas de público e ao respeito pelas orientações da GNR e da organização”, destacou o tenente-coronel Carlos Canatário, porta-voz da GNR.

Operação envolve 2.800 militares e mais de mil operacionais civis

A operação de segurança do Rali de Portugal 2025 é uma das maiores do ano em território nacional. Envolverá cerca de 2.800 militares da GNR, apoiados por um contingente adicional de mais de 1.000 operacionais da organização, incluindo:

  • 600 seguranças privados,

  • 320 bombeiros,

  • 64 profissionais do INEM,

  • 57 ambulâncias,

  • 50 veículos de combate a incêndios,

  • 2 helicópteros,

  • 140 viaturas da organização.

Além dos riscos típicos de circulação e ajuntamentos, as autoridades alertam para o risco de incêndio em zonas rurais, onde o público costuma acampar. A utilização de fogo, grelhadores ou qualquer fonte de ignição é expressamente desaconselhada.

Rali arranca em Coimbra e termina com troços icónicos em Fafe e Felgueiras

A 58.ª edição do Rali de Portugal integra a quinta etapa do Campeonato Mundial de Ralis (WRC). A cerimónia oficial de abertura está marcada para 15 de maio, em Coimbra, com o arranque competitivo a ter lugar na Figueira da Foz, através de uma superespecial urbana. O encerramento será no dia 18 de maio, com as decisivas classificativas em Paredes, Felgueiras e Fafe, sendo este último um dos troços mais emblemáticos da prova.

Com um percurso mais desafiante e um número crescente de espetadores nacionais e internacionais, o Automóvel Club de Portugal (ACP) e a GNR reforçam o apelo à responsabilidade de todos os envolvidos, para que o evento decorra com segurança, civismo e entusiasmo desportivo.