logo-a-verdade.svg
Valongo
Leitura: 4 min

Expoval 2025 celebra identidade, cultura e sustentabilidade em Valongo

De 18 a 21 de setembro, o Parque Urbano de Ermesinde acolhe a 16.ª edição da Expoval – Mostra do Concelho de Valongo, um dos maiores eventos de promoção territorial da região, que deverá atrair cerca de 250 mil visitantes.

Redação

Organizada pela Câmara Municipal de Valongo, em parceria com a Cooperativa dos Produtores Agrícolas do Concelho de Valongo, a Expoval reafirma-se como espaço de encontro entre tradição, inovação e sustentabilidade. A abertura oficial está marcada para quinta-feira, às 18h30, na entrada da Rua José Joaquim Ribeiro Teles do Parque Urbano de Ermesinde.

O Presidente da Câmara Municipal de Valongo destaca o evento como reflexo da “força das nossas gentes, da riqueza cultural e natural de Valongo e da nossa capacidade de construir um futuro mais sustentável, inclusivo e inovador”. Para José Manuel Ribeiro, “a Expoval é um motor de desenvolvimento integrado, promovendo a ligação entre economia, cultura, ambiente e comunidade”.

Sob o tema “Valongo, Serras do Porto”, a edição de 2025 dá destaque ao património natural e cultural, valorizando os recursos endógenos do território. As 9 marcas identitárias em foco são: Serras e Rios, Regueifa e Biscoito, Brinquedo Tradicional Português, Ardósia, Trilobites, Romanos, Bugios e Mourisqueiros, Santuário e Ferroviários.

O recinto, com 26.000 metros quadrados, contará com múltiplos espaços temáticos, como o Pavilhão Expoval, Mercado de Produtos Locais, ValongoinOutdoor, Núcleo do Grão, Artesanato, Valongo Romano, Serras Encantadas e Penteados em Flor, bem como o Palco Lago, a Praça da Alimentação e o Palco Sons na Praça.

A programação cultural inclui concertos de Bispo, Tiago Bettencourt, Rui Veloso, Némanus, Caju e DJ Edu Castro, no Palco Lago, e animação diária no espaço Sons na Praça, dinamizado por artistas locais.

Entre oficinas criativas, recriações históricas, espetáculos itinerantes, showcookings, desfiles e demonstrações, a programação inclui ainda atividades de ambiente e desporto, como workshops de fósseis e moedas romanas, jogos ambientais, arborismo e parede de escalada, garantindo experiências para todas as idades.

No plano institucional, destaca-se a Tertúlia das Logomarcas, agendada para 19 de setembro, às 14h30, no Fórum Cultural de Ermesinde, com os seguintes embaixadores:

  • Teresa Andresen – Serras e Rios

  • Artur Sá – Trilobites

  • Domingos Loureiro – Ardósia

  • Lino Tavares Dias – Romanos

  • José Manuel Tedim – Santuário de Santa Rita

  • Olga Cavaleiro – Regueifa e Biscoito

  • Sandra Rodrigues – Brinquedo Tradicional Português

  • Manuel Pinto – Bugios e Mourisqueiros

  • Joaquim Silva Gomes – Ferroviários

A sessão de abertura contará com intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Valongo e do Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins. O encerramento será feito ao som do Hino das Logomarcas, interpretado pelos seniores do projeto ASA – Acreditamos em Seniores Ativos.

Ainda no âmbito da programação institucional, terá lugar o ciclo Conversas com o Futuro. A 19 de setembro, o painel I2AS – Inovação na Agricultura e Alimentação Sustentável junta Rosa Moreira (Cientista Agrícola), Isabel Santana (Confagri) e Vânia Luís (Monteiro Ribas). A 20 de setembro, a conversa será sobre Neurodiversidade – Talento que Transforma, com Joana Baptista (Specialisterne).

Para uma experiência mais cómoda e sustentável, a Câmara Municipal de Valongo incentiva os visitantes a optarem pelos transportes públicos, com reforço da oferta de autocarros durante o evento.

O recinto funcionará nos seguintes horários:

  • Dia 18 (quinta-feira): 17h30 – 24h00

  • Dia 19 (sexta-feira): 12h00 – 24h00

  • Dia 20 (sábado): 12h00 – 02h00

  • Dia 21 (domingo): 12h00 – 21h00

A entrada é gratuita.