logo-a-verdade.svg
Educação e Escolas
Leitura: 2 min

Escola Secundária de Amarante assinalou o Dia da Liberdade com atividade sobre corrupção

A Escola Secundária de Amarante promoveu, no dia 24 de abril, uma atividade comemorativa do Dia da Liberdade integrada na segunda fase do projeto All4Integrity da RedEscolas Anticorrupção, sob o tema "Liberdade vs Corrupção".

Redação

A iniciativa envolveu alunos do 12.º ano das disciplinas de Direito, Economia C e Sociologia, e teve como objetivo sensibilizar a comunidade escolar para a importância da liberdade e para os efeitos da corrupção, antes e depois do 25 de Abril de 1974. O público-alvo foram os alunos do 9.º ano e do ensino secundário do curso de Humanidades.

O evento contou com a participação da jornalista Teresa Silveira, do assistente social José António Pinto e da professora Alexandra Lopes, que intervieram numa conversa sobre liberdade, corrupção e liberdade de imprensa.

Foram apresentados trabalhos realizados pelos alunos, como cartazes de sensibilização, um friso cronológico dos primeiros-ministros desde 1974 com registo de eventuais envolvimentos em casos de corrupção, e um mapa de Portugal com casos de corrupção por distrito divulgados pela comunicação social.

A atividade incluiu ainda uma peça de teatro intitulada "O Retorno", inspirada no filme “A Onda” e adaptada para abordar a temática da ditadura e da corrupção, bem como um videoclipe intitulado “Um Mundo Melhor”, baseado na música “Mudar a Canção” de Marisa Liz.

O encerramento do evento foi marcado pela entoação coletiva da canção “Grândola Vila Morena” e pela entrega de cravos pelos alunos da Educação Especial.

A iniciativa foi coordenada pela professora Márcia Cabouco, com a colaboração dos docentes Maria Armanda Gomes e Jorge Lopes, e contou com o apoio da diretora Ana Cristina Santos, que sublinhou o papel da escola como espaço de cidadania, valores e inclusão.