Já são conhecidos os candidatos da região do Tâmega e Sousa que integram a candidatura do Bloco de Esquerda à Assembleia da República pelo círculo eleitoral do Porto.
Leonor Costa, 18 anos, de Vila Chã do Marão, Amarante, é estudante de Sociologia e ativista feminista e estudantil.
Duarte Graça, 27 anos, de Urrô, Penafiel, é Técnico Superior, estudante de Física e ativista ambiental.
Carlos Carvalheiras, 57 anos, de Silvares, Lousada, é sociólogo, jornalista e escritor, e dirigente associativo na área do ativismo cívico.
Alzira Carvalho, 47 anos, de Galegos, Penafiel, é costureira e sindicalista na área do têxtil.
Paulo Aguiar, 20 anos, de Amarante (São Gonçalo), Amarante, é estudante de Ciência Política e Relações Internacionais e ativista estudantil e LGBTQIA+.
Os candidatos assumem o compromisso de “um Bloco presente no terreno e ligado à região e às comunidades” e que pretende “lutar para baixar as rendas; valorizar quem trabalha; taxar as grandes fortunas, de modo a investir mais no Estado Social”.
Nesse sentido, o Bloco de Esquerda tem como objetivo “desenvolver melhor mobilidade e mais transportes, combater os desastres ambientais, acabar com a precariedade no trabalho e os baixos rendimentos, criar mais creches e lares, apoiar quem presta cuidados informais” na região do Tâmega e Sousa.
No comunicado enviado às redações, o partido bloquista garante que a região “terá voz na Assembleia da República”, pode ler-se na Comissão Coordenadora Distrital do Porto do Bloco de Esquerda.