A lista de convocados da Seleção Nacional foi divulgada esta segunda-feira, dia 30, numa conferência de imprensa realizada na Câmara Municipal de Paredes — um momento que serviu também para reafirmar o forte compromisso do município com o desporto.
O concelho de Paredes volta a receber uma das mais prestigiadas competições do hóquei em patins europeu. Entre 1 e 6 de setembro, o Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo, acolhe o Campeonato da Europa da modalidade.
A lista de convocados da Seleção Nacional foi divulgada esta segunda-feira, dia 30, numa conferência de imprensa realizada na Câmara Municipal de Paredes — um momento que serviu também para reafirmar o forte compromisso do município com o desporto.
Alexandre Almeida, presidente da Câmara Municipal de Paredes, não escondeu o entusiasmo: “Paredes é um município amigo do desporto e da patinagem. Sempre estivemos ligados ao hóquei em patins, uma modalidade muito querida dos portugueses. É um orgulho enorme associar o concelho a estas competições”, declarou.
Além da competição oficial, o concelho prepara-se para viver duas semanas de grande dinamismo desportivo e social, com várias seleções a estagiarem em diferentes freguesias. “França vai ficar a estagiar na Casa do Povo da Sobreira e outras equipas vão estar aqui em Paredes. Vamos ter muito movimento no concelho nesses 15 dias”, sublinhou o autarca, que lançou um apelo à população: “Convido todos a assistirem aos jogos ou até aos treinos, no final de agosto. De certeza que os bilhetes vão esgotar rapidamente.”
Sobre a escolha de Paredes para acolher novamente uma prova europeia, Alexandre Almeida fez questão de agradecer: “Agradeço, uma vez mais, a escolha de Paredes. Sempre que temos oportunidade de ter competições como esta, devemos agarrá-las. Não tenho dúvidas de que o pavilhão vai estar à pinha e, mais importante ainda, não tenho dúvidas que seremos campeões”.
Também o presidente da Federação de Patinagem de Portugal, Luís Sénica, destacou o simbolismo de regressar a Paredes: “Em Paredes estamos em casa. Foi aqui, durante a pandemia, que aceitámos o desafio de realizar uma competição europeia. Hoje, voltamos mais fortes, mais dinâmicos e convictos de que o título será nosso.”
Já o selecionador nacional, Paulo Freitas, mostrou-se determinado: “Depois destas palavras do presidente, só há um rumo: ganhar. Não sinto pressão, sinto uma enorme vontade de trabalhar. Vamos criar uma família forte e unida. Seremos candidatos, não favoritos, por respeito às outras seleções.”
Portugal inicia a preparação no dia 4 de agosto, com um estágio no Luso, antes de rumar para Paredes no dia 26, onde ficará concentrado até ao início da competição. Os convocados para o Europeu são:
Guarda-redes: Xano Edo (Oliveirense) e Guga (Valongo)
Defesa/Médio: Hélder Nunes (FC Porto), Gonçalo Alves (FC Porto), Zé Miranda (Benfica), Luís Querido (Óquei de Barcelos)
Avançados: Rafa Bessa (Sporting), Rafa (FC Porto), Miguel Rocha (Óquei de Barcelos), Alvarinho (Hockey Trissino)