logo-a-verdade.svg
Desporto
Leitura: 2 min

Europeu feminino de hóquei em patins arranca em Paredes com vitória de Portugal sobre a Itália

Portugal estreou-se esta segunda-feira no Campeonato da Europa feminino de hóquei em patins, a decorrer em Paredes, com uma vitória por 5-3 frente à seleção italiana, no Pavilhão Rota dos Móveis.

Redação

A equipa nacional, orientada por Ricardo Barreiros, entrou em falso, permitindo que a Itália inaugurasse o marcador logo no primeiro minuto, por Sofia Bertinato. A reação lusa foi imediata: Leonor Coelho (6’) e Raquel Santos (8’) deram a volta ao resultado, e Catarina Costa (15’) ampliou ainda antes do intervalo.

Na segunda parte, Portugal consolidou a vantagem com golos de Sofia Moncóvio (36’) e Maria Sofia Silva (37’), embora a Itália ainda tenha reduzido por Pamela Lapolla (44’) e novamente Bertinato (46’).

Com este triunfo, Portugal soma três pontos e ocupa a segunda posição do Grupo A, em igualdade com a Espanha, que lidera pela diferença de golos, após golear a França por 8-0.

Paredes no centro do hóquei europeu

A 17.ª edição do Europeu feminino decorre em Paredes, trazendo à região algumas das principais seleções da modalidade. O torneio segue o modelo masculino, com dois grupos de quatro equipas, definidos pelo ranking europeu.

Portugal procura o quarto título continental, depois das conquistas em 1997, 1999 e 2001, tendo como principal rival a Espanha, detentora de oito troféus – sete dos quais consecutivos.

A equipa das ‘quinas’ regressa à competição esta terça-feira, diante da França (19h30), e defronta a Espanha na quarta-feira, à mesma hora, novamente no Pavilhão Rota dos Móveis.

Outros resultados

No Grupo B, a Inglaterra venceu os Países Baixos por 5-0, com destaque para os golos de Gemma Cannizzo (2) e Beth McCarthy (3). Já a Alemanha superou a Suíça por 4-2, com Carlota Molet a bisar e Saphira Giersch e Yolanda Kahmann também em evidência.