logo-a-verdade.svg
Sociedade
Leitura: 2 min

Incêndios obrigam ao corte da EN108 em Melres, no distrito do Porto

A Guarda Nacional Republicana (GNR) atualizou, esta quinta-feira, 31 de julho, às 07h15, a informação relativa aos condicionamentos rodoviários provocados por incêndios rurais em território nacional.

Redação

No distrito do Porto, está interditada a circulação na EN108, em ambos os sentidos, na localidade de Melres, devido à proximidade das chamas.

A GNR reforça que a proteção de pessoas e bens continua a ser uma prioridade no atual contexto de incêndios, sustentando a sua atuação numa postura preventiva e num esforço acrescido de patrulhamento das zonas florestais.

As autoridades alertam que as queimas e queimadas são uma das principais causas de incêndios em Portugal e recordam que a sua realização está interdita sempre que se verifique um nível de perigo de incêndio rural “muito elevado” ou “máximo”. Nos restantes períodos, estão sujeitas a autorização ou comunicação prévia.

A GNR aconselha ainda o cumprimento rigoroso das regras de segurança, nomeadamente a presença de acompanhamento durante qualquer atividade de risco e a utilização de telemóvel para eventual pedido de socorro.

No âmbito da prevenção e combate aos incêndios, a GNR apela à colaboração da população, solicitando que:

  • Se abstenham de fazer fogo junto a áreas florestais;

  • Sigam as indicações das autoridades no terreno;

  • Evitem estacionar viaturas em acessos utilizados por meios de socorro;

  • Não se desloquem para zonas de incêndio, se não estiverem envolvidos nas operações;

  • Comuniquem comportamentos de risco às autoridades;

  • Contactem o 112 em caso de avistamento de um foco de incêndio.