De acordo com as previsões divulgadas esta sexta-feira pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), o preço da gasolina simples 95 deverá descer 0,5 cêntimos por litro, enquanto o gasóleo simples deverá registar uma redução mais acentuada, de 1,5 cêntimos por litro.
Se estes valores se confirmarem, o preço médio do gasóleo simples poderá fixar-se nos 1,594 euros por litro, enquanto o da gasolina simples 95 deverá descer para os 1,686 euros por litro. Estes valores refletem uma ligeira melhoria para os consumidores, em linha com as recentes variações do mercado internacional.
Segundo os dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), na passada quinta-feira, 17 de julho, o preço médio do gasóleo era de 1,609 euros por litro e o da gasolina 95 era de 1,691 euros. As previsões agora divulgadas indicam assim uma tendência de ligeira descida.
A previsão do ACP baseia-se nas cotações internacionais dos combustíveis e na manutenção das medidas extraordinárias de apoio fiscal adotadas pelo Governo, como a redução do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) e a compensação da receita adicional do IVA.
Esta sexta-feira, às 12h00, o barril de petróleo Brent — referência para o mercado europeu — estava a valorizar 0,82%, cotando-se nos 67,91 dólares (cerca de 58,31 euros ao câmbio atual).
Apesar da descida anunciada, importa sublinhar que os preços finais dos combustíveis podem variar consoante o posto de abastecimento e a marca, dado que a política de preços é livre em Portugal. Os valores apresentados são, por isso, indicativos, permitindo aos consumidores avaliar se compensa abastecer já ou esperar pelo início da próxima semana.