logo-a-verdade.svg
Marco de Canaveses
Leitura: 2 min

Cristina Duarte: “O Trail de Bem Viver é daqueles que nunca se pode faltar”

O Trail de Bem Viver, para muitos entusiastas da modalidade, trata-se de uma prova “imperdível”.

Redação

Entre eles está Cristina Duarte, que, desde que descobriu o evento através do Facebook, nunca mais deixou de participar. “Fomos um bocadinho sem
expetativa, mas quando chegamos, surpreendemo-nos. A partir daí começamos a ir todos os anos”, conta a atleta do grupo Javalis Sem Limites, que, apesar de ser natural de Espinho, sente-se em casa sempre que regressa.

Cristina Duarte integrou inicialmente um grupo informal de amigos, mas desde então passou para um clube federado, sem nunca deixar de marcar

presença no evento organizado por Hugo. “Digo sempre ao meu marido: o Hugo é o meu campeão”, brinca, entre risos. A relação com o Trail vai muito além da competição.

“As paisagens são espetaculares, os reforços são maravilhosos e o convívio é o que mais nos marca”. Este ano, a equipa marcará presença com menos elementos devido à coincidência de datas com outras provas. Ainda assim, Cristina assegura que a representação está garantida. “O Trail do Hugo é sempre para marcar no calendário.” A paixão de Cristina pelo trail intensificou-se após um diagnóstico de cancro da mama.

“Já praticava, mas depois da doença comecei a mexer-me mais”. O trail tornou-se, então, numa terapia e estilo de vida. “Aconselho mesmo. É diferente da estrada. No trail há sempre algo novo, um rio, uma mina, uma ponte. Nunca se sabe o que vem a seguir”. Além da prova, leva no coração o carinho da população local e do organizador. “O Hugo acolhe-nos como ninguém. Isso para mim vale muito.”