Os Passadiços do Paiva, uma das atrações turísticas mais emblemáticas da região de Arouca, no distrito de Aveiro, reabriram esta quarta-feira, 16 de abril, na sua extensão total de cerca de oito quilómetros, após um período de três meses de obras de recuperação provocadas pelos incêndios que assolaram o território em setembro de 2024.
A reabertura ocorre em tempo útil para o período da Páscoa, uma das épocas do ano com maior procura turística no concelho. A decisão de reabrir agora o percurso teve como principal objetivo garantir a retoma da atividade turística numa altura estratégica para a economia local.
Segundo a Câmara Municipal de Arouca, os trabalhos de reconstrução incidiram sobre 860 metros de percurso que tinham sido destruídos ou danificados pelas chamas. Destes, 260 metros correspondiam a troços de piso em madeira e os restantes 600 metros a escadarias. A intervenção incluiu ainda a substituição de corrimões, sinalética e outros elementos informativos sobre a biodiversidade da zona.