logo-a-verdade.svg
Marco de Canaveses
Leitura: 4 min

Escolas n.º 1 de Marco de Canaveses vai inaugurar novo centro tecnológico especializado de 1,6 milhões de euros

O Agrupamento de Escolas n.º 1 de Marco de Canaveses vai inaugurar, na tarde do dia 14 de maio, o seu novo Centro Tecnológico Especializado (CTE) na área Industrial, num investimento realizado ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que ascende a 1.680.478,48 euros.

Redação

O novo espaço vem reforçar a formação profissional e a ligação ao tecido empresarial do concelho, dotando a escola de tecnologia de ponta.

Berta Magalhães, diretora do agrupamento, sublinha que este é um “projeto muito interessante”, que representa uma significativa mais-valia para os alunos e para o território. “Temos aqui tecnologia mais avançada do que algumas indústrias têm. Por isso, é uma mais-valia não só para os alunos do concelho como para o próprio tecido empresarial”, afirmou, destacando ainda o impacto positivo na qualidade da formação oferecida: “Tentamos que seja uma formação de qualidade”.

O novo centro está equipado com sistemas de robótica, eletrónica e design industrial, com especial destaque para o design têxtil. “Temos máquinas de estampagem, corte e modelagem, tudo automático”, explicou a diretora. “A escola foi equipada com tecnologia de ponta na área da eletrónica e do design industrial, mais especificamente design têxtil.”

O CTE destina-se essencialmente à formação profissional dos alunos e promove uma ligação direta com as empresas locais. “Este centro implica uma inter-relação com o mercado de trabalho, mais especificamente com o concelho do Marco”, referiu Berta Magalhães.

A inauguração contou com a participação ativa dos estudantes, nomeadamente dos cursos técnicos diretamente ligados ao centro. “Temos aqui os alunos das turmas de eletrónica do décimo ano. Estão envolvidíssimos e são eles que vão fazer o guia de visita”, explicou a diretora, visivelmente satisfeita com o entusiasmo demonstrado pelos jovens. “Estão muito entusiasmados para fazer parte. Sobretudo os alunos dos cursos que estão associados a este centro tecnológico.”

O programa da tarde incluiu ainda um desfile de moda, protagonizado pelos alunos do curso de design de moda. As peças apresentadas foram concebidas com recurso à tecnologia agora disponível no centro. “Eles concebem o modelo em CAD, ligado à parte têxtil, fazem o corte, a modelagem, tudo nas máquinas que temos nas salas, e depois costuram com máquinas de costura com uma certa envergadura”, explicou Berta Magalhães. “Eles próprios fazem, concebem os modelos e vão desfilar com eles para demonstrar a relação entre o ensino e a prática profissional.”

A responsável adiantou ainda que o agrupamento foi contemplado com mais um projeto: “Hoje inaugurámos este e também ganhámos outro centro tecnológico, na área digital.”

A inauguração do CTE Industrial marca um passo decisivo na modernização do ensino profissional em Marco de Canaveses, promovendo uma aprendizagem prática, alinhada com as exigências do mercado de trabalho e com o desenvolvimento económico local.