O episódio foi relatado pela própria corporação, na sua página de Facebook, na sexta-feira, 1 de agosto. Segundo a publicação, o VFCI 08 – Veículo Florestal de Combate a Incêndios – encontrava-se numa das localidades afectadas quando localizou o animal em “situação bastante difícil”.
Os bombeiros realizaram um “trabalho incansável” e conseguiram retirar o cão em segurança. Após o salvamento, o animal recusou-se a afastar-se da equipa, acompanhando os operacionais durante toda a fase de rescaldo e vigilância, até à manhã do dia seguinte. Um gesto que a corporação descreve como uma “espécie de agradecimento silencioso” pela vida que lhe foi salva.
“Esse momento simbolizou a lealdade incondicional do animal”, lê-se ainda na publicação, onde os Bombeiros da Trofa deixaram uma palavra de apreço a todos os seus elementos “pelo trabalho incansável e exemplar realizado nos diversos teatros de operações” e também “aos que asseguram o trabalho dentro de portas para que outros possam estar no exterior”.