O evento integra o circuito oficial da Federação Equestre Portuguesa e pontua para o ranking da Federação Equestre Internacional. Em disputa está um prémio total de 55 mil euros. As provas de saltos de obstáculos avaliam atributos como a potência, velocidade, obediência e o respeito pelo obstáculo, demonstrados pelos cavalos em pista.
Esta competição marca também a última etapa do Portugal Horse Tours, um circuito composto por cinco concursos internacionais, organizados ao longo do ano nos municípios de Arouca, Ponte de Lima, Vila Pouca de Aguiar, Esposende e Matosinhos.
Além deste evento internacional, o Centro Hípico do Porto e Matosinhos será palco de duas competições nacionais de grande relevância em setembro. De 19 a 21 de setembro, decorre o Campeonato Nacional de Dressage, e de 25 a 28 de setembro terá lugar o Campeonato Nacional de Saltos de Obstáculos.
Estes dois campeonatos destinam-se a apurar os campeões nacionais de todas as categorias competitivas, contando com a participação prevista de 350 cavaleiros: cerca de 125 conjuntos na prova de dressage e 225 conjuntos na prova de saltos.
As três competições contam com o apoio do Município do Porto, através da empresa municipal Ágora, responsável pela promoção e dinamização de atividades desportivas e culturais na cidade. Estes eventos afirmam o Centro Hípico do Porto e Matosinhos como uma infraestrutura de referência no panorama equestre nacional e internacional.