logo-a-verdade.svg
Porto
Leitura: 3 min

Autárquicas 2025: Sérgio Aires destaca independentes nas listas do BE no Porto

O candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara Municipal do Porto, Sérgio Aires, sublinhou a “mobilização de imensos independentes” nas listas do partido para as eleições autárquicas, marcadas para 12 de outubro.

Redação

Em declarações aos jornalistas no coreto do Jardim da Cordoaria, antes de entregar as listas no Palácio da Justiça do Porto, Sérgio Aires destacou que, nos seis primeiros lugares da candidatura à Câmara, cinco são ocupados por independentes, incluindo o próprio. Dos dez primeiros candidatos, oito não são militantes do BE, integrando nomes como Filipe Gaspar, Teresa Summavielle, Mariana Gil, Rafael Victório, Kira Gama Rocha, José António Fundo e Amarante Abramovici. A militante Andrea Peniche completa a lista dos dez primeiros, que conta ainda com Maria Manuel Rola, também militante, no segundo lugar.

Para a Assembleia Municipal, a lista é encabeçada por Susana Constante Pereira, seguida de Rui Nóvoa e Elisabete Carvalho, ambos atuais deputados municipais.

Sérgio Aires afirmou que esta mobilização é sinal de que “a esquerda está viva” e rejeitou qualquer aproximação pós-eleitoral ao candidato socialista Manuel Pizarro, acusando-o de não se posicionar à esquerda e de admitir coligações com a direita. Sobre a tentativa falhada de coligação com o Livre, o candidato disse ter estado disponível até hoje para esse entendimento, mesmo aceitando ficar em segundo lugar na lista, mas tal não se concretizou.

O candidato do BE reforçou a necessidade de uma “presença massiva daqueles que são de esquerda” no executivo municipal, defendendo que a cidade “não pode continuar com executivos de direita depois de 24 anos” e manifestou entusiasmo com o apoio dos independentes às suas listas.

À Câmara do Porto concorrem também Manuel Pizarro (PS), Diana Ferreira (CDU – PCP/PEV), Nuno Cardoso (Porto Primeiro – NC/PPM), Aníbal Pinto (Nova Direita), Pedro Duarte (PSD/IL/CDS-PP), Filipe Araújo (movimento independente), António Araújo (movimento independente), Alexandre Guilherme Jorge (Volt), Hélder Sousa (Livre) e Miguel Corte-Real (Chega).

O atual executivo é composto por seis eleitos do movimento de Rui Moreira, uma vereadora independente, dois do PS, dois do PSD, um da CDU e um do BE.

Fotografia: Direitos Reservados