logo-a-verdade.svg
Vila Nova de Gaia
Leitura: 3 min

Santa Casa da Misericórdia de Gaia celebrou 96.º aniversário com cerimónia solene no Salvador Brandão

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia assinalou no passado dia 26 de junho o seu 96.º aniversário, numa cerimónia marcada por momentos de partilha e reconhecimento, que decorreu no Equipamento Social Salvador Brandão, recentemente requalificado.

Redação

A celebração teve início com uma visita às obras de requalificação do Salvador Brandão, conduzida pelo Provedor da Instituição, Manuel Moreira, e pela Diretora Técnica, Irene Fontoura. Estiveram presentes os Mesários, Ex-Provedores e amigos da Instituição, assim como várias entidades públicas e privadas, entre as quais o Vereador da Câmara Municipal de Gaia, José Guilherme Aguiar, e Rosário Loureiro, Diretora Adjunta do Centro de Segurança Social do Porto. Representando a União das Misericórdias Portuguesas e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, marcaram presença Mariano Cabaço, Administrador do Fundo Rainha D. Leonor, Ângela Guerra, Vogal da Mesa Administrativa, e Inez Dentinho, do Conselho de Gestão do mesmo Fundo.

Seguiu-se uma Celebração Eucarística, animada pelo Coro da Misericórdia de Gaia, composto por utentes seniores e colaboradores, que proporcionaram um momento de espiritualidade e emoção.

Durante a sessão solene, o Provedor destacou a importância do percurso da Instituição e o papel das Misericórdias como parceiras do Estado na execução de políticas públicas. “O Estado Social e a assinatura do Pacto de Cooperação para a Solidariedade em 1996 consagrou-nos como parceiros incontornáveis do Estado (...). A sustentabilidade é a luta permanente da Misericórdia de Gaia, das nossas congéneres e de todas as IPSS do País”, afirmou.

A cerimónia incluiu a entrega de distinções honoríficas, com a atribuição de três medalhas de ouro e duas de prata, a entronização de 12 novos Irmãos, a receção de 16 novos Voluntários e uma homenagem a 13 colaboradores que completaram 25 anos de serviço.

As comemorações encerraram com um Porto de Honra, num ambiente de confraternização. A Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia reafirmou, assim, o seu compromisso com a solidariedade, dignidade humana e proximidade, assinalando quase um século de serviço à comunidade. Como afirmou o Provedor: “A Misericórdia de Gaia, somos todos nós.”