logo-a-verdade.svg
Marco de Canaveses
Leitura: 3 min

Marco de Canaveses em destaque no dia de abertura da 44.ª Agrival

A 44.ª edição da Feira Agrícola do Vale do Sousa abriu esta sexta-feira, 22 de agosto, com o dia dedicado ao município do Marco de Canaveses.

Redação

O programa incluiu a presença de artesãos da Associação dos Artesãos do Marco, que realizaram demonstrações ao vivo, e momentos de promoção da Noite Verde, com degustação de doçaria tradicional e do Anho Assado com Arroz de Forno, acompanhados pelos vinhos da Rota dos Vinhos do Marco. 

Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, salientou a importância da data para o município. “É mais um dia de alegria para o Marco de Canaveses, que aqui promove todo o seu setor económico, cultural, artesãos... temos aqui um grande número de stands do Marco de Canaveses", destacou. "Hoje estamos a promover o território com os nossos produtos endógenos, com os nossos vinhos verdes, a nossa gastronomia. É um território de gente empreendedora, com muito potencial na área do turismo e a nível cultural, uma marca no norte do país”, afirmou.

A autarca sublinhou também a coesão entre os municípios da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa: “Sempre senti uma forte coesão entre os autarcas, fossem eles de que partido fossem. Há um espírito de solidariedade muito grande e um fator de convergência que é a promoção e o desenvolvimento do nosso território. Estes últimos oito anos foram de grande partilha e desenvolvimento, e presto aqui homenagem aos autarcas da região.”

O ministro da Agricultura e do Mar, José Manuel Fernandes, destacou o trabalho conjunto dos 11 municípios da Comunidade Intermunicipal e a importância da cooperação para a coesão territorial. “É um trabalho dos 11 municípios e é muito gratificante verificar que puxam para o mesmo lado, que não há rivalidades, que estão unidos na defesa do território". "E não é só coesão territorial, é também competitividade, é inovação. Este é um espaço onde, até com a obra da primeira pedra para a eficiência energética, a palavra sustentabilidade está presente. Devemos ter em simultâneo coesão territorial, competitividade e sustentabilidade, que se complementam e entreajudam”, afirmou.

O Rancho Folclórico de Santo André de Vila Boa de Quires vai encerrar a noite com uma atuação às 21h30.