logo-a-verdade.svg
Porto
Leitura: 2 min

Avião aterrou de emergência no Aeroporto do Porto devido a tablet perdido

Um avião com destino a Lisboa aterrou de emergência no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, após a tripulação ter encontrado um tablet, sem dono, nas costas de um banco do avião, que não pertencia a nenhum dos passageiros.

Redação

O caso aconteceu na última quinta-feira, 10 de abril, e de acordo com o JN, fez com que, durante cerca de 30 minutos, aterragens e partidas estivessem  condicionadas. Foram acionados dezenas de meios da PSP, incluindo equipas de inativação de explosivos, e postas de prevenção viaturas de combate a incêndios e bombeiros.

Com receio de que se tratasse de um explosivo, o comandante do avião decidiu pedir uma aterragem de emergência no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, quando estava a 25 minutos de distância da Maia. Descobriu-se, no final, que o aparelho eletrónico pertencia a um passageiro que não chegou a fazer a viagem.

Ao JN, a Navegação Aérea de Portugal confirmou "que um Boeing 738, que fazia a ligação Paris–Lisboa, efetuou uma aterragem de emergência no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, na passada quinta-feira, dia 10, tendo aterrado em segurança às 15h43".

Fonte oficial acrescentou que “a situação foi comunicada às autoridades competentes e ativados os procedimentos de prevenção previstos” e, “como tal, a pista foi temporariamente encerrada por motivos de segurança”. Seria “reaberta ao tráfego às 15h51, mantendo-se o estado de prevenção até às 16h15".

O Boeing  737-800, ao serviço da Transavia e com capacidade para 162 passageiros, partiu do Aeroporto de Orly, na cidade francesa de Paris, às 15h52, com destino a Lisboa.

(Fotografia: Aeroporto do Porto)