logo-a-verdade.svg
Sociedade
Leitura: 2 min

ICNF apela à suspensão da caça devido à situação de alerta no país

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) apelou hoje para a suspensão da caça devido à situação de alerta em vigor em Portugal, a dois dias da abertura geral da atividade cinegética, prevista para 17 de agosto, domingo.

Redação

Em comunicado, o ICNF pediu aos caçadores que cumpram de forma integral as normas estabelecidas pela situação de alerta e que sejam “evitados quaisquer comportamentos de risco, que possam colocar em causa a segurança de pessoas e bens”.

Portugal está em situação de alerta devido ao risco de incêndio até domingo, por causa dos vários fogos que deflagraram nas últimas semanas no norte e centro do país e que consumiram mais de metade dos cerca de 75 mil hectares de área ardida este ano.

Com esta medida, fica determinada a “proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem”, tendo o ICNF apelado para a suspensão da caça nas zonas indicadas.

Portugal ativou hoje o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, com pedido de apoio de quatro aviões Canadair de combate aos incêndios.

O ex-autarca de Vila Franca do Deão, Carlos Dâmaso, morreu hoje a combater as chamas, sendo a primeira vítima desde que Portugal está em estado de alerta a 2 de agosto.