logo-a-verdade.svg
Desporto
Leitura: 2 min

Multimilionário espanhol assume controlo da SAD do FC Penafiel

Juan Carlos Escotet, dono do Deportivo da Corunha e presidente do ABANCA, investe 12 milhões de euros e adquire 90% do capital da sociedade desportiva duriense.

Juan Carlos Escotet é o novo protagonista do futebol profissional em Penafiel. O empresário espanhol, de 65 anos, concretizou a aquisição de 90% do capital social da SAD do clube duriense, numa operação avaliada em 12 milhões de euros, de acordo com generalidade da imprensa desportiva.

O negócio marca uma nova era na gestão do FC Penafiel, com a entrada de um nome sonante do mundo empresarial ibérico.

Escotet é uma figura de relevo no panorama económico espanhol, surgindo na mais recente lista da revista Forbes como o sexto cidadão mais rico de Espanha, com uma fortuna estimada em 4,1 mil milhões de euros. 

Detém, atualmente, a presidência do banco ABANCA e lidera ainda o conselho de administração do Kopke Group, uma das mais antigas casas de Vinho do Porto, com sede em Portugal. Esta empresa, que emprega mais de 200 pessoas no país, registou uma faturação de 48 milhões de euros em 2024.

Com a entrada no universo do futebol português, Escotet reforça a sua aposta estratégica na região do Douro. A participação agora adquirida pertencia à Gradual Score, sociedade detida por Domingos Garcia. O FC Penafiel mantém os 10% do capital que já possuía, garantindo assim uma presença institucional na nova estrutura acionista.

O novo investidor do emblema penafidelense também detém o Deportivo da Corunha, clube que compete na 2.ª Divisão espanhola.