logo-a-verdade.svg
Portugal
Leitura: 2 min

GNR lança operação de segurança para o Rally de Portugal 2025

A Guarda Nacional Republicana vai realizar, entre os dias 14 e 18 de maio, a operação “WRC Vodafone Rally de Portugal 2025”, com o objetivo de garantir a segurança do evento e da população nas zonas abrangidas pela prova.

Redação

A operação será desenvolvida nas regiões Centro e Norte do país, abrangendo os distritos de Coimbra, Viseu, Aveiro, Porto, Braga, Viana do Castelo e Vila Real, acompanhando o percurso da 58.ª edição do World Rally Championship (WRC) Vodafone Rally de Portugal, organizada pelo Automóvel Clube de Portugal.

Face à complexidade do evento e à elevada afluência de público esperada, será implementado um dispositivo operacional multidisciplinar, com coordenação integrada entre as diversas valências da GNR.

A operação decorrerá em duas fases:

  • Fase 1, a 14 de maio, focada na interdição de circulação nos troços da classificativa e controlo de acessos;

  • Fase 2, entre 15 e 18 de maio, coincidente com o decorrer da prova, dedicada à contenção de espectadores nas zonas autorizadas e à restrição de circulação a veículos não credenciados.

A GNR apela ao cumprimento rigoroso das normas de segurança, nomeadamente a permanência nas zonas sinalizadas para o público, o respeito pelas indicações das autoridades e a não interferência em caso de acidentes.

A Guarda sublinha que o comportamento responsável do público tem sido determinante para o sucesso do evento e reforça que a segurança de todos depende da colaboração dos espectadores.