logo-a-verdade.svg
Marco de Canaveses
Leitura: 0 min

Projeto “Património Cultural 360” inicia digitalização de bens arqueológicos em Tongobriga, Marco de Canaveses

Teve início esta segunda-feira, dia 28 de julho, na Área Arqueológica do Freixo, no concelho de Marco de Canaveses, o projeto “Património Cultural 360”, com a digitalização dos objetos arqueológicos expostos no Centro Interpretativo de Tongobriga (CIT).

Redação

A iniciativa, promovida pelo Património Cultural, I.P., em parceria com a Museus e Monumentos de Portugal, EPE, integra-se no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e visa a valorização e disponibilização digital do património cultural português.

Até ao próximo dia 1 de agosto, uma equipa multidisciplinar composta por especialistas das áreas de conservação e restauro, informática, fotografia, modelação 3D, design gráfico e investigação estará no terreno a proceder à digitalização 2D e 3D de bens culturais móveis que integram a exposição de longa duração “Mudar de Vida”, patente no CIT.

O projeto “Património Cultural 360” tem como objetivo a criação de um extenso acervo digital acessível ao público em geral, investigadores e comunidade educativa, assegurando a preservação e a divulgação do património histórico. Até 2026, o programa prevê a produção de 13 filmes documentais, a criação de 65 visitas virtuais imersivas e a digitalização de cerca de 59.500 bens pertencentes a 65 museus, monumentos, palácios e sítios arqueológicos tutelados pelo Ministério da Cultura.

Através desta iniciativa, será reforçada a acessibilidade digital do património nacional, nomeadamente da Área Arqueológica do Freixo, reconhecida como um dos principais sítios arqueológicos do país. Os resultados do projeto serão disponibilizados, de forma progressiva, na plataforma arquiv@ – o arquivo digital do Património Cultural, I.P.

Este esforço de digitalização representa um passo importante na salvaguarda e valorização do património cultural, contribuindo para a sua fruição universal, bem como para a promoção da investigação e da memória histórica.