logo-a-verdade.svg
Desporto
Leitura: 4 min

Armando Duarte é aposta do SC Salvadorense para liderar novo ciclo: “Queremos honrar este clube centenário”

Técnico, natural do concelho do Marco de Canaveses, vai estrear-se ao leme de uma equipa sénior.

O SC Salvadorense anunciou Armando Duarte como novo treinador da equipa sénior para a época 2025/2026. 

Natural do Marco de Canaveses, o jovem técnico, de apenas 24 anos, sucede a Salvador Rocha, que deixou o cargo no final da última temporada, após a despromoção do emblema do concelho de Amarante à 1.ª Divisão da Associação de Futebol do Porto, o escalão mais baixo do futebol distrital.

Armando Duarte terá em Salvador do Monte a sua primeira experiência como treinador principal de uma formação sénior. Na época passada, liderou os sub-19 do AR Tuías e integrou a equipa técnica de Eduardo Mota, com passagens pelo GRD Rans e pela AD Baião.

“Temos de estar sempre preparados para novos desafios. O convite surgiu de forma inesperada, para ser sincero. mas foi motivado por pessoas que acompanharam de perto o meu trabalho e reconheceram o empenho e a dedicação que coloco em tudo o que faço”, afirmou o novo técnico, destacando ainda o papel decisivo da direção na sua escolha. 

“Houve um entendimento mútuo sobre o projeto e os desafios. O presidente acreditou em mim e na equipa técnica para liderar esta nova fase do clube. Abraçamos este desafio com responsabilidade e ambição”, vincou.

Apesar da descida à 1.ª Divisão da AF Porto, Armando Duarte assegura que o foco não está exclusivamente na subida. 

“O clube vem de duas épocas muito difíceis, com duas descidas, e está em processo de reestruturação. Não foi definida uma meta classificativa, mas o compromisso é total. Queremos competir com seriedade, honrar este clube centenário e fazer com que os adeptos se sintam orgulhosos”, referiu.

Questionado sobre a pressão de ser visto como um dos candidatos à subida, o técnico foi claro: “Não tem que causar pressão. Temos que fazer o nosso trabalho, acreditar no processo e manter o compromisso e a disciplina semana após semana”.

Sobre a preparação para a nova época, Armando Duarte sublinha que “o plantel está praticamente fechado”

“Tentámos manter o núcleo duro da equipa, com jogadores que conhecem bem o clube. Naturalmente, houve algumas saídas, mas as entradas foram pensadas com critério. O objetivo é construir uma equipa coesa, competitiva e unida”, explicou. Ainda assim, admite que poderá haver mais uma ou outra contratação antes do início oficial da temporada.

Sobre a competitividade da série onde o Salvadorense estará inserido, Duarte antevê um campeonato equilibrado: “Teremos quatro ou cinco equipas muito reforçadas, com orçamentos bem planeados. Acredito que será uma luta intensa. Temos de pensar jogo a jogo, porque só assim faz sentido”, concluiu.