Em entrevista, a parlamentar revelou o que a motivou a entrar na política, destacou as suas prioridades para a região e garantiu: “Mesmo em Lisboa, trago sempre a minha terra no coração”.
Residente em Felgueiras e eleita nas últimas legislativas pelo círculo eleitoral do Porto, Sónia Monteiro assumiu novamente funções como deputada na Assembleia da República, desta vez em 6.º lugar na lista do Chega.
Em entrevista, a parlamentar revelou o que a motivou a entrar na política, destacou as suas prioridades para a região e garantiu: “Mesmo em Lisboa, trago sempre a minha terra no coração”.
O percurso político de Sónia Monteiro começou em 2021, impulsionado por questões pessoais e pela mensagem do líder do partido. “Recordo-me de ouvir o Dr. André Ventura nas suas intervenções a falar sobre a realidade no nosso país […] Eu só pensava nos meus filhos e dizia para mim mesma: ‘Eu não quero que os meus filhos saiam de perto de mim, ou do conforto do nosso lar, do meu abraço, para poderem viver com dignidade’”, explicou. Acreditando no potencial nacional e no papel da sua geração na mudança, decidiu juntar-se ao Chega e trabalhar a nível local, com foco nas eleições autárquicas.
A membro da Assembleia sublinhou que encara o cargo com seriedade: “Ser deputada é para mim uma responsabilidade que levo com muita seriedade e privilégio. […] A experiência anterior ensinou-me muito de como funciona os ‘bastidores’ da política, mas sobretudo as reais dificuldades das pessoas”.
Enquanto deputada eleita pelo Porto, faz questão de manter um compromisso forte com a sua terra natal. “Como felgueirense, não escondo que o meu coração está profundamente ligado ao Tâmega e Sousa”, confessou, mostrando preocupação com o tecido empresarial da região. “Uma das minhas maiores preocupações é o número crescente de empresas que estão a encerrar e, como consequência, o desemprego alarmante em toda a região. […] Vou continuar a trabalhar no terreno, porque ouvir as pessoas e sentir a realidade local é essencial para poder representá-las”.
Sónia Monteiro manifestou ainda vontade de continuar o trabalho iniciado na anterior legislatura nas comissões parlamentares. “Tive a oportunidade de integrar três comissões: a 9.ª de Saúde, a 12.ª de Comunicação, Cultura, Juventude e Desporto, e a 14.ª de Transparência e Estatuto dos Deputados. […] A minha intenção é continuar nessas mesmas comissões, precisamente porque acredito na importância da continuidade, há muito por fazer”, elencou.
Como mensagem final, a deputada deixou uma garantia: “Podem esperar trabalho, dedicação e coragem. Quero que os felgueirenses saibam que, mesmo em Lisboa, trago sempre a minha terra no coração. Cada intervenção que faço é com pensamento nas nossas famílias, nos nossos empresários, nos nossos jovens e idosos”, evidenciou.
Sónia Monteiro prometeu, assim, continuar a ser uma voz ativa e próxima, não só para os eleitores de Felgueiras, mas para toda a região do Tâmega e Sousa.