logo-a-verdade.svg
Marco de Canaveses
Leitura: 4 min

Marco de Canaveses celebrou os 200 anos do nascimento do seu fundador Adriano José de Carvalho e Melo

Durante a manhã deste domingo, dia 3 de agosto, o Município do Marco de Canaveses assinalou o bicentenário do nascimento de Adriano José de Carvalho e Melo, figura central na fundação do concelho.

Redação

A efeméride foi marcada por uma cerimónia oficial organizada pela câmara municipal em colaboração com a Associação dos Amigos do Concelho de Marco, que decorreu no Jardim Municipal e nos Paços do Concelho.

O evento teve início às 10h30 com o descerramento de uma placa comemorativa junto ao busto do homenageado, no Jardim Municipal. Seguiu-se a inauguração de uma exposição evocativa nos Paços do Concelho e intervenções institucionais.

Discurso da presidente da câmara municipal

A presidente da câmara municipal, Cristina Vieira, sublinhou o significado desta celebração: “Sim, são 200 anos e por isso nós entendemos que tínhamos que fazer esta invocação àquele que foi o criador do concelho do Marco de Canaveses".

Cristina Vieira destacou ainda o contributo social de Adriano de Carvalho e Melo, nomeadamente “a criação da Irmandade da Nossa Senhora do Castelinho, que deixou a sua marca também na área social.” Recordou que esta instituição comemora em 2027 os seus 150 anos de existência e merecerá uma celebração especial.

Durante a sessão, foi também referido o papel do historiador Licínio, recentemente integrado nos quadros da câmara municipal, como proponente da evocação do bicentenário.

A presidente afirmou que “o município ainda tem muito trabalho para fazer para conseguir ter um conjunto de documentos e provas sobre a vida de Adriano José de Carvalho e Melo”.

A autarca acrescenta que “a câmara municipal vai contribuir para que possamos estar munidos de instrumentos e factos que teremos de procurar junto de outras entidades.”

Para Cristina Vieira, este é apenas o início de um processo de valorização da figura do fundador: “Este que é o nosso fundador merece um trabalho mais intensivo e de maior profundidade e por isso é isso que nos propomos, a partir de agora, também com a colaboração deste historiador.”

Reconhecimento e Memória Coletiva

Durante o seu discurso, a autarca saudou os representantes institucionais, associações locais, munícipes e os participantes do evento, destacando a presença de António Ferreira, Presidente da Direção da Associação dos Amigos do Concelho de Marco.

Foi também referida a atribuição do Prémio Literário Adriano José de Carvalho e Melo, promovido pela mesma associação, cujo vencedor de 2024 foi Paulo Sousa. O livro premiado esteve disponível no local para os interessados.

Cristina Vieira lembrou a importância da memória coletiva e da preservação dos valores fundacionais do concelho.

“Neste dia, o Marco de Canaveses congratula-se com uma grande figura marcoense que esteve na génese do nosso concelho”, afirmou. Lembrando que Adriano José de Carvalho e Melo foi “um protagonista firme e dedicado” em diversas áreas, incluindo a administração alfandegária, a gestão municipal e o associativismo religioso.

Valores e Legado de Adriano José de Carvalho e Melo

A presidente sublinhou ainda os valores defendidos por Adriano José de Carvalho e Melo: “Impôs-se pela defesa de valores como a verdade, a instrução e a liberdade. E que importantes valores estes! A verdade, a instrução e a liberdade.”

Cristina Vieira concluiu reforçando o compromisso do município com o desenvolvimento contínuo do concelho: “Cabe-nos a nós aproveitar o seu legado e com isso apostar no desenvolvimento contínuo deste concelho".