logo-a-verdade.svg
Amarante
Leitura: 3 min

Conservatório de Amarante é a melhor escola do concelho e 57.ª a nível nacional

O Conservatório de Amarante foi classificado como a melhor escola profissional do concelho de Amarante e ocupa a 57.ª posição a nível nacional, segundo o ranking das escolas profissionais portuguesas divulgado esta sexta-feira, 4 de abril.

Redação

A distinção vem confirmar o trabalho desenvolvido pelo Centro Cultural de Amarante Maria Amélia Laranjeira (CCA), entidade gestora da escola. Para o presidente do CCA, Francisco Laranjeira, a notícia representa “um imenso orgulho, mas também um enorme sentido de responsabilidade”, sublinhando que o resultado é fruto da aposta “na oferta extracurricular nas disciplinas obrigatórias para os exames nacionais”.

No Conservatório, os alunos do ensino profissional são acompanhados durante os três anos do ciclo formativo por professores especializados em disciplinas como Português, Inglês, Biologia, Geometria Descritiva e História A, com uma carga horária reforçada, muitas vezes superior a três horas semanais, com vista à preparação para os exames nacionais.

Paralelamente, a escola tem estabelecido parcerias com entidades externas como o Instituto Lancaster de Amarante, que oferece cinco vagas por ano para aulas de inglês, gratuitas, durante os três anos do curso. Também são disponibilizadas explicações gratuitas em várias disciplinas, complementando o currículo regular.

O Ensino Profissional no Conservatório de Amarante foi implementado no ano letivo de 2019/2020. A oferta formativa inclui os cursos de Instrumentista de Sopro e de Percussão, Instrumentista de Cordas e de Tecla, Intérprete de Dança Contemporânea e Intérprete/Ator/Atriz.

Todos os cursos conferem dupla certificação (12.º ano e Nível IV), permitindo o ingresso direto no mercado de trabalho. Os alunos não necessitam de formação prévia em música, dança ou teatro, e o acesso ao ensino superior está igualmente assegurado, desde que realizem as provas de ingresso exigidas (Matemática, Português, Inglês e/ou História da Cultura e das Artes). As inscrições para o próximo ano letivo já estão abertas e decorrem em https://inscricoes.cc-amarante.pt/.

O Centro Cultural de Amarante Maria Amélia Laranjeira (CCA) foi fundado em 3 de dezembro de 1981, pela impulsionadora cultural Maria Amélia Laranjeira, com o objetivo de promover as artes e a educação.

Atualmente, o CCA é uma referência no Ensino Artístico Especializado de Música, Dança e Teatro, sendo uma associação sem fins lucrativos e de utilidade pública. Desde 2008, ocupa a Antiga Cadeia Comarcã de Amarante, edifício histórico dos anos 40, e é Centro UNESCO desde 2017. Em 2023, obteve ainda a certificação EQAVET, que atesta a qualidade da sua oferta educativa.