logo-a-verdade.svg
Penafiel
Leitura: 3 min

Delegação de Benguela visitou a Agrival 2025 a convite do município de Penafiel

No âmbito do Dia de Penafiel na Agrival 2025, uma delegação do município de Benguela, Angola, visitou no passado domingo, 24 de agosto, a Feira Agrícola do Vale do Sousa, a convite da Câmara Municipal de Penafiel.

Redação

A comitiva foi recebida pelo executivo penafidelense no espaço da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, onde teve oportunidade de conhecer a feira e de degustar alguns produtos da gastronomia tradicional do concelho.

O presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, destacou a ligação existente entre os dois municípios: “Temos uma parceria com o município de Benguela, em Angola, que surge no seguimento do Escritaria. O escritor Pepe Tela foi homenageado no Escritaria em Penafiel e, posteriormente, realizámos uma edição em Benguela. Daí resultou esta parceria e este envolvimento". 

Assim, no seguimento desta amizade entre os dois municípios, Penafiel decidiu: "Convidar a administração de Benguela a vir conhecer a Agrival e o administrador fez-nos o gosto de trazer uma delegação, que integra as áreas da agricultura, ambiente e educação, para conhecer a feira e toda esta dinâmica e, quem sabe, levar também um pouco desta experiência para Angola”.

Por sua vez, o administrador municipal de Benguela, Armando Vieira, sublinhou o objetivo da visita: “Estamos cá a convite do presidente da câmara, no âmbito de um protocolo de intenções que já existe, e pretendemos evoluir para um protocolo de geminação. Queremos aprender com as boas práticas de Penafiel e, ao mesmo tempo, partilhar o que Benguela pode oferecer. Pretendemos que estas relações se reforcem, com vantagens para ambas as partes”.

O responsável angolano salientou ainda a importância de transformar intenções em ações concretas: “É um momento interessante, estamos aqui para ouvir, aprender e, quem sabe, abrir portas a possíveis acordos comerciais. Na próxima edição queremos trazer também empresários, porque eles desempenham um papel fundamental no desenvolvimento económico. Acredito que as nossas relações sairão daqui mais fortes”.

A delegação de Benguela foi composta por cinco elementos, incluindo o diretor da Agricultura, o diretor da Educação, um assessor para o Ambiente e Infraestruturas e a diretora de Comunicação e Imagem. Armando Vieira destacou que o objetivo da equipa foi “absorver boas práticas”, reconhecendo que Benguela enfrenta ainda alguns desafios e que estas trocas de experiências são fundamentais para o progresso.