Campeão Nacional com Treino Mental e Meditação
As vitórias e conquistas do paredense atribuem-se a este constante esforço e dedicação de Maurício Reis, que este ano marca o seu segundo ano consecutivo como campeão nacional. Este ano, o atleta teve de enfrentar as competições de forma diferente, visto que estava lesionado e de não ter conseguido treinar tantas vezes como seria preferível.
“Decidi fazer uma coisa completamente diferente para esta prova, foquei-me em fazer treino mental. Visualizar todo o processo de como é que teria que fazer as pistas, vi todo o tipo de situações que pudessem acontecer na minha cabeça e foi isto o meu treino”, revela o atleta de tiro desportivo. Na impossibilidade de treinar o físico, o professor de Paredes focou-se em preparar a parte mental da prova, afirmando que: “Qualquer atleta sabe atirar, a diferença às vezes está na nossa capacidade mental, algo raramente treinado”.
Encarando o seu percurso e experiências ao longo dos anos, o atleta reconhece que: “Muitos de nós sentimos nervosismo e ansiedade antes das provas e tudo o que fazemos é treinar mais e negligenciamos a preparação psicológica”. Maurício Reis ainda lamenta o facto de ter deixado o treino físico um pouco de parte devido a constrangimentos pessoais, mas agora, depois de ser campeão, o atleta confessa: “Foram os treinos de meditação que me ajudaram a chegar ao título”.