Esta nova etapa dos Caminhos do Ermitão assume um formato híbrido, combinando caminhada, deslocação de comboio e nova caminhada até ao destino final. O percurso será enriquecido com momentos surpresa que pretendem evocar o espírito das peregrinações de época, proporcionando uma experiência cultural, espiritual e simbólica.
A inscrição é gratuita e aberta a todos os interessados em participar nesta iniciativa que procura valorizar o património religioso e cultural da região, incentivando também o turismo sustentável e o contacto com a natureza.
O símbolo que marca os Caminhos do Ermitão, e que orientará os participantes ao longo da rota, é inspirado na lenda de Nossa Senhora Aparecida. Com um fundo azul, evocando o manto de Nossa Senhora, e tendo como signo central uma Estrela, o emblema remete para as “estrelas cadentes” que, segundo a tradição, “beijavam” o Monte da Nossa Senhora da Conceição, iluminando o caminho até à imagem da santa. Assim, a Estrela surge como o guia simbólico desta peregrinação.
Sob o mote “Vamos seguir a Estrela juntos?”, a organização convida todos os peregrinos e entusiastas a participarem nesta jornada espiritual e cultural.
Mais informações estão disponíveis nos materiais de divulgação associados à iniciativa.