logo-a-verdade.svg
Portugal
Leitura: 4 min

Japão acolhe missão empresarial que promove o melhor do design e mobiliário português

A AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal promove, entre 23 de setembro e 1 de outubro, uma missão empresarial ao Japão no âmbito do projeto de internacionalização INTER WOOD & FURNITURE 25/26.

Redação

O objetivo é reforçar a presença portuguesa num dos mercados mais exigentes e sofisticados do mundo.

Sob o mote “Wood Living Solutions”, a iniciativa tem como epicentro as cidades de Tóquio e Osaka e inclui encontros de negócios, momentos institucionais e ações de promoção da marca “MADE IN PORTUGAL naturally”. Em destaque estará também a participação nacional na Expo 2025 Osaka, através da exposição “Second Life – design with memory, future with meaning”, que reúne mobiliário 100% concebido e produzido em Portugal, refletindo inovação, memória e sustentabilidade.

“O Japão é um mercado estratégico para a nossa fileira. Com esta missão queremos não só abrir portas para novas oportunidades comerciais, mas também posicionar o mobiliário português como uma referência num país que valoriza a autenticidade, a funcionalidade e o design intemporal”, sublinha Vítor Poças, Presidente da AIMMP.

17 empresas integram missão

A participação portuguesa conta com 17 empresas dos setores de Interior Design e Semi-Furnished Products. No primeiro grupo destacam-se empresas como Compact Mob, Fake – Art & Design, Le Brands Group, Mamoa, Nogueira Fernandes, Temahome, Wewood, entre outras. No segundo, marcam presença empresas como A. Freitas Barbosa, Lumber, Madeipoças, Martos e Toronobre.

Tóquio e Osaka recebem programação diversificada

A missão arranca a 24 de setembro em Tóquio com um jantar de boas-vindas, que contará com representantes da AICEP Japão e com a presença da arquiteta Rita Topa, colaboradora do atelier de Kengo Kuma – responsável pelo projeto do Pavilhão de Portugal na Expo Osaka – e do arquiteto Alexandre Vicente, da prestigiada firma japonesa Nikken Sekkei.

A agenda inclui visitas a espaços de referência como o ACTUS Aoyama, a loja + CASA no Daimaru Department Store e o IDC Otsuka. A 26 de setembro, a Embaixada de Portugal em Tóquio acolhe uma sessão B2B com presença do Embaixador de Portugal no Japão, Dr. Gilberto Jerónimo.

Em Osaka, o ponto alto será a inauguração da exposição Associative Design – The Best of Portugal, no dia 27, no Pavilhão de Portugal da Expo 2025, sob curadoria da AIMMP. A mostra apresenta ao público nipónico peças de mobiliário que espelham a criatividade, identidade e excelência do setor português.

Internacionalização com apoio europeu

Esta missão integra o plano de internacionalização da AIMMP, que, ao abrigo do programa INTER WOOD & FURNITURE 2025-2026, promove a diversificação para mercados de elevado potencial. O plano, apoiado pelo Programa Operacional COMPETE 2030, Portugal 2030, Lisboa 2030 e pela União Europeia, já apoiou mais de 400 empresas em mais de 30 mercados.

A participação portuguesa no Japão visa reforçar o reconhecimento internacional do “Made in Portugal”, com enfoque na qualidade, sustentabilidade e design intemporal do mobiliário nacional.