O Marco 09 está cada vez mais perto da Liga 3. A equipa encarnada, melhor terceira classificada do Campeonato de Portugal na temporada passada, poderá ocupar, em 2025/2026, a vaga deixada pelo Boavista FC, que não conseguiu reunir as condições exigidas para a inscrição no terceiro escalão nacional.
O Marco 09, que terminou como melhor terceiro classificado do Campeonato de Portugal na época transata, terá sido já convidado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a avançar com a pré-inscrição na competição, face à exclusão provisória do emblema do Bessa.
A Comissão de Licenciamento da FPF decidiu esta sexta-feira, 11 de julho, não atribuir licença ao Boavista FC para participar na Liga 3, por incumprimento dos critérios regulamentares. No entanto, a decisão ainda não é definitiva, uma vez que a SAD axadrezada pode apresentar recurso no prazo de três dias.
O Boavista FC falhou a entrega de documentos obrigatórios, nomeadamente as certidões da Segurança Social e da Autoridade Tributária que comprovassem a regularização das respetivas situações contributiva e fiscal. Perante esta omissão, a FPF avançou com a exclusão do clube dos quadros nacionais para 2025/26.
Caso a decisão se mantenha após eventual recurso, o Boavista FC terá de recomeçar nos campeonatos distritais. A SAD deverá competir na Liga Pro da Associação de Futebol do Porto (AF Porto), enquanto a recém-anunciada equipa sénior do clube jogará na 1.ª Divisão, correspondente ao último escalão distrital.
Até lá, o Marco 09 aguarda pela confirmação do desfecho do processo. A eventual inclusão da equipa de Marco de Canaveses na Liga 3 dependerá da decisão final das instâncias competentes.
Paralelamente, o AC Vila Meã poderá beneficiar das alterações em curso e ser integrado no Campeonato de Portugal, no lugar do Marco 09.