logo-a-verdade.svg
Marco de Canaveses
Leitura: 4 min

Marco: Artâmega levou 25 alunos a Las Palmas com programa educativo e artístico

Entre os dias 25 de abril e 3 de maio, 25 alunos e sete professores da escola Artâmega participaram na iniciativa mobilidade Erasmus+ na cidade de Las Palmas, em Gran Canária.

Redação

A iniciativa decorreu no âmbito da Acreditação Erasmus+ conquistada pela escola em 2024, um reconhecimento que posicionou a Artâmega no 4.º lugar a nível nacional entre todas as escolas candidatas.

"Esta iniciativa realizou-se no âmbito da Acreditação Erasmus+ conquistada em 2024, na qual a escola obteve o 4.º lugar a nível nacional, entre todas as escolas candidatas", explicou João Ferreira, coordenador do projeto Erasmus+ da Artâmega. "Este reconhecimento garante à Artâmega a possibilidade de desenvolver um projeto europeu até 2027, reforçando o seu compromisso com a internacionalização e com a oferta de experiências educativas de excelência aos seus alunos", acrescentou o coordenador. 

Durante uma semana, os participantes envolveram-se num programa diversificado, que incluiu formação prática no Conservatório Profissional de Música de Las Palmas, com aulas individuais e em grupo, e contacto com abordagens pedagógicas distintas. "Os nossos alunos puderam vivenciar métodos de ensino diferentes e experimentar novas formas de aprender e fazer música", referiu João Ferreira.

Um dos momentos altos da mobilidade foi a apresentação de três obras portuguesas, num momento de partilha cultural com a comunidade educativa local. "Este projeto europeu é o culminar de uma estratégia consistente de abertura ao espaço europeu e de valorização do papel da música na construção de pontes culturais", acrescentou o coordenador.

Além da componente musical, o programa integrou visitas a cinco museus de referência como o Museo de Arte La Regenta, Castillo de la Luz, Centro Atlântico de Arte Moderna (CAAM), Museo Canário e Museu Elder da Ciência e Tecnologia e uma visita ao oceanário Poema del Mar, destacando-se pela sua componente educativa e imersiva.

"Foi uma experiência educativa marcante. Os alunos tiveram contacto próximo com a biodiversidade marinha e ampliaram o seu conhecimento sobre o mundo natural através de uma abordagem de grande qualidade", frisou João Ferreira.

O grupo teve ainda a oportunidade de assistir a dois concertos no Auditório Alfredo Kraus: um da Orquestra Filarmónica de Gran Canaria, com a 4.ª Sinfonia de Bruckner, e outro da Orquestra de Jazz Perinké. "Foram momentos culturais de grande impacto, que alargaram os horizontes musicais dos nossos alunos", disse o professor.

A mobilidade incluiu também uma excursão a locais emblemáticos da ilha, como as Dunas de Maspalomas, Playa de Amadores e Playa de Mogán. "Foi um momento de convívio e contacto com a natureza que complementou a vertente pedagógica e artística da mobilidade", comentou.

Segundo João Ferreira, "esta mobilidade é mais um passo firme na consolidação do nosso plano Erasmus, que teve início no ano letivo anterior com uma experiência semelhante em Bérgamo, Itália". Em 2023, a escola já havia realizado uma semana de intercâmbio artístico com o Conservatório de Música de Bérgamo, envolvendo 26 alunos e sete professores.

"Ao longo de toda a mobilidade, os alunos mostraram uma atitude exemplar. Representaram a escola e o concelho Marcoense com responsabilidade, espírito de grupo e entusiasmo", sublinhou João Ferreira, concluindo: "Esta semana ficará certamente na memória de todos como uma experiência transformadora, marcada pelo crescimento pessoal, artístico e cultural."