logo-a-verdade.svg
Paços de Ferreira
Leitura: 2 min

Lara chega a Santiago de Compostela "pelo próprio pé", acompanhada pelo pai

Pedro Ferreira e a filha, Lara, chegaram a Santiago de Compostela esta terça-feira, dia 8 de julho, por volta das 9h00, concluindo uma peregrinação iniciada a 30 de junho, em Porriño. Esta foi a segunda vez que Lara fez o Caminho de Santiago, mas a primeira em que o percorreu “pelo próprio pé”.

Redação

Nos quilómetros finais, apesar do percurso ter sido mais tranquilo, houve momentos de esforço acrescido. “Houve uma fase em que tive esforço porque a Lara estava cansada. Eu, com a minha mochila às costas, trouxe a Lara por cima da mochila”, contou Pedro Ferreira, que já havia dado uma entrevista ao nosso jornal sobre a experiência

Ainda assim, a filha chegou a pé, e o momento da chegada foi descrito como “incrível”. O pai admite que partiu com dúvidas sobre a capacidade de completar o percurso: “Fiz aquilo que pensava não ser possível, que a menina não aguentasse. Eu também tinha dito que, se não desse, iríamos embora. Mas, felizmente, chegámos.”

Pedro Ferreira destacou a importância da tentativa: “Nada é impossível, pois só não consegue quem não tenta.” Ao longo do caminho, encontrou inspiração noutras histórias de superação: “Vi octogenários a caminhar, vi pessoas sem uma perna, pessoas de cadeira de rodas. Se essas pessoas com limitações conseguem, a Lara também tinha que conseguir.”

A jovem completou o desafio com esforço, e o pai acredita que esse empenho teve retorno. Após a chegada, ficaram a desfrutar da vista da catedral, e Lara, assim que ali chegou, quis logo desenhá-la. “Para ela, foram umas férias diferentes. Para mim também. Foi um caminho impactável”, resumiu Pedro Ferreira.