O momento foi descrito como de “exceção na vida cultural penafidelense”, reunindo mais de 120 pessoas, algumas das quais de pé, num ambiente marcado pela emoção, partilha e inspiração.
A Assembleia Penafidelense encheu na noite de 20 de setembro para a apresentação do livro “CASA: Expandindo Percepções sobre Arquitetura Habitacional”, da autoria do arquiteto Mateus Oliveira.
O momento foi descrito como de “exceção na vida cultural penafidelense”, reunindo mais de 120 pessoas, algumas das quais de pé, num ambiente marcado pela emoção, partilha e inspiração.
A sessão contou com intervenções de Vítor Aragão, apontado como uma “figura incontornável da cultura local”, e de António Ribeiro, pai do autor. O evento foi ainda enriquecido por mensagens enviadas por Avelino Oliveira, Bastonário da Ordem dos Arquitetos, e pelos autores do prefácio e posfácio da obra: Eduardo Neto (Angola) e Ricardo Pinto (Alemanha).
Segundo a organização, estiveram presentes clientes, amigos, personalidades de referência da vida penafidelense e, de forma muito especial, a família do arquiteto.
A reação do público foi descrita como “profundamente calorosa”, com destaque para a interação, o debate vivo e os testemunhos sentidos. A sessão transformou-se num “momento de comunhão em torno de uma obra que une rigor técnico e reflexão poética, cruzando pensamento arquitetónico, crítica cultural e ensaio filosófico”.
Para Mateus Oliveira, este foi “um momento extraordinário de realização pessoal, mas sobretudo de partilha com uma plateia repleta de amigos”. O autor destacou a mensagem central da obra:
“É um conjunto de reflexões em torno da Casa. Em torno do acto de habitar. Que, para mim, é muito mais do que ocupar paredes, é um gesto profundamente humano, tecido de luz, silêncio, memória e pequenos rituais quotidianos. Ao longo destas páginas procurei resolver (felizmente sem sucesso) inquietações que, há quase 20 anos, me perseguem: o que faz de um espaço uma casa? E de uma casa um lar? Como pode a arquitectura ser um agente transformador na criação de vivências domésticas cheias de essência e significado?”
O livro encontra-se já disponível em FNAC, Bertrand, Sonae, CTT, Auchan, entre outros pontos de venda, e terá lugar de destaque na Livraria Martins, no Mercado TimeOut, em Lisboa, nos próximos meses.
Estão previstas novas iniciativas em torno de CASA, que serão divulgadas oportunamente.