logo-a-verdade.svg
Portugal
Leitura: 2 min

Rede SIRESP mantém dificuldades no Norte do país após apagão

A rede do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) continua esta terça-feira, dia 29 de abril, a registar dificuldades de funcionamento em diversos pontos do país.

Redação

A rede SIRESP tem demonstrado dificuldades nos comandos da PSP de Bragança, Braga, Porto, Portalegre e Coimbra, bem como nos serviços do INEM e em várias corporações de bombeiros da região Norte, segundo fontes oficiais.

De acordo com a PSP, embora o SIRESP se mantenha operacional, estão a verificar-se constrangimentos no acesso à rede nos cinco comandos distritais acima referidos. A mesma fonte acrescenta, no entanto, que a eletricidade e os telefones estão a funcionar normalmente em todas as esquadras do país.

Também uma fonte do INEM confirmouque persistem dificuldades de ligação ao SIRESP, em especial no Norte, afetando tanto os seus serviços como os dos bombeiros.

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses referiu ainda que, já no final da tarde de segunda-feira, se verificou uma "degradação" do sistema SIRESP em vários pontos do país, incluindo em Lisboa, onde alguns rádios deixaram de funcionar.

Estas falhas surgem na sequência do apagão generalizado de energia elétrica que afetou Portugal e Espanha na manhã de segunda-feira, dia 28 de abril, a partir das 11h30, e cujas causas ainda não foram oficialmente esclarecidas pelas autoridades competentes.

O incidente provocou impactos significativos na vida quotidiana, como o fecho de aeroportos, congestionamento de transportes e trânsito nas grandes cidades, bem como dificuldades no abastecimento de combustíveis.

Apesar disso, a E-Redes, operadora de distribuição de eletricidade, garantiu na manhã desta terça-feira que o serviço elétrico está totalmente reposto e a funcionar com normalidade.